Sabe quando nós queremos um tempo só para nós mesmos? Queremos paz, tranquilidade e, acima de tudo, silêncio.
E por mais que muitas pessoas nem sempre entendam a necessidade de nossos “momentos de solidão”, a verdade é que o silêncio faz um bem maior do que se imagina para o cérebro.
Por mais difícil que seja conseguir um tempo para termos essa tranquilidade e repormos as nossas energias físicas e mentais, é essencial que a gente consiga cultivar e adotar a prática do silêncio em nossa rotina.
Os benefícios do silêncio para o cérebro
1. Ficar em silêncio durante períodos maiores de tempo tem papel fundamental e significativo na redução dos níveis de estresse e, principalmente, de esgotamento. Como consequência positiva, o corpo se torna menos suscetível a problemas de saúde que envolvam as condições.
2. O silêncio possibilita que o cérebro possa descansar. Assim, temos mais facilidade em assimilar informações, em nos concentrarmos, refletirmos e praticarmos o autoconhecimento. Somado ao silêncio, o relaxamento mental nos ajuda a tomar decisões mais racionais.
3. De acordo com estudos feitos em laboratório, adotar o silêncio fará com que novas células se desenvolvam no hipocampo, região cerebral que está relacionada à memória, ao aprendizado e à emoção.
Imagens: Reprodução













