A Boa do Dia

Tiririca é acusado de assédio sexual pela ex-babá de sua filha

By Carol Guedes

July 04, 2017

Você talvez nunca tenha ouvido falar em Francisco Everardo Oliveira Silva, mas é muito provável que conheça o seu nome artístico, Tiririca, referência no humor brasileiro. Ele virou deputado e agora se envolveu em uma grande polêmica: está sendo acusado de assédio sexual pela ex-babá de sua filha, Maria Lúcia Gonçalves Freitas de Lima, de 41 anos. A mulher entrou com uma reclamação trabalhista e registrou ocorrência na 10ª Delegacia de Polícia de Brasília.

Maria Lúcia começou a trabalhar com família de Tiririca em março de 2016 e cuidava de sua filha, de 8 anos. Segundo ela relatou à polícia, em junho foi a duas viagens com a família do humorista e deputado. Na primeira, em São Paulo, a ex-babá alega que Tiririca chegou ao apartamento em que estavam “exalando odor etílico” e a agarrou pelo braço, jogou-a no sofá e a segurou com força por trás e pela cintura, dizendo que faria sexo com ela. Logo depois, ele teria corrido atrás dela com a calça desabotoada. Com medo do que poderia acontecer, Maria disse que tentou se desvencilhar da situação, mas que o mais impressionante era que toda a cena estava sendo assistida pela mulher de Tiririca, Nana da Silva Magalhães, pelos assessores do político e pela filha pequena do casal, a única a sair em sua defesa.

Em outra viagem, à Fortaleza, a ex-babá alega que o assédio tenha continuado, agora mais intenso, com comentários de cunho sexual e passando a mão em seus cabelos e nádegas sem autorização. Segundo ela, Nana a teria procurado para justificar as atitudes do marido, alegando que era uma forma dele demonstrar que gostava dela. Em seu depoimento, Maria disse que se sentia “ofendida” e “menos valorizada que um cachorro”.

O outro lado da moeda

Tiririca nega o fato e alega sofrer de extorsão por parte da ex-babá, que, segundo ele e sua mulher, ameaçou-os com um pedido de R$ 100 mil reais na rescisão de seu contrato, caso contrário, iria prejudicar o deputado e sua família de alguma forma. Ela teria sido demitida, sem justa causa, por consumir bebida alcoólica durante seu expediente. Na justiça, o casal contestou a ação trabalhista apresentou uma queixa policial contra a doméstica, temendo também que a imagem do deputado acabasse prejudicada. Por Tiririca possuir foro privilegiado, o caso foi encaminhado para o Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado do casal falou que Maria Lúcia tentou usar o personagem interpretado por Tiririca e seus esteriótipos para atribuir esse comportamento na vida real.

Segundo o ministro Celso de Mello a acusação contra a doméstica ocorrerá em primeiro grau e que a queixa contra o deputado será analisada. E você, o que acha? Quem está falando a verdade nessa situação? Foto: Reprodução/Internet/Aílton de Freitas/Agência O Globo