Após tudo o que já viveu e com todas as lições que você teve de aprender na marra, o que tiraria de tudo isso para passar aos seus filhos? Com certeza pegaria o melhor e transmitiria a eles sem reforçar o quanto eles devem ser e se manter fortes.
Toda mãe tem uma dificuldade enorme até conseguir ver qual a maneira certa de criar um filho e a qual caminho deve guiá-los. Mas você já teve a ideia de escrever uma carta para ele? Uma que, caso você não esteja aqui, irá ajudá-lo a passar pelas dificuldades da vida?
A atriz Taís Araújo resolveu fazer isso e escreveu uma carta linda para a filha Maria Antonia, de dois anos, ler no futuro. A ideias foi sugerida pela revista Cosmopolitan e pode ser lida na íntegra aqui.

Taís começa dizendo o quanto ainda tem um apego aos pedaços de papéis cheios de palavras que deixamos para trás quando conhecemos as redes sociais. Muitas vezes, nos limitamos nos 140 caracteres do Twitter ou nas mensagens sem sentimentos do Facebook, mas as cartas nos papéis coloridos, ou não, sempre remeterão a algo mais profundo: as saudades de uma época vivida.

A atriz diz que foi difícil redigir a carta, pois algo lhe travou. Talvez o medo de parecer pessimista após viver em um mundo que está tão estranho que tudo aquilo que acreditávamos, já não faz mais tanto sentido. Mas isso nunca, em hipótese alguma, mudou seus valores que sempre foram respeitar o outro; ser gentil; acreditar nas pessoas; ser honesta; ter compromisso com a palavra; saber o valor de combinar algo e manter o acordo mesmo que no meio do caminho se perceba que sua escolha não vai lhe beneficiar; assumir erros até quando o resultado não for o melhor para você; saber que ter ambição é fundamental, mas que ela não significa poder desejar algo a qualquer custo, pois o outro é essencial para a sua existência e que seu bem-estar depende do outro, e vice-versa. Valores que todos nós deveríamos ter, não acha?

A atriz ainda diz que, por mais que o mundo ande estranho, como ela mesma afirmou, ele ainda pode ser muito bom. Cheio de lugares incríveis, com cores, cheiros e sabores. E as pessoas? Ainda acredite que tem muita gente linda, legal e diferente uma da outra. Ela pede que a filha esqueça as chatas e foque naquelas que a farão rir, que terão algo a ensinar, que “a chame para dançar”.
Um conselho que Taís deu, mas que serviria a todos nós, é para escutar as pessoas, mas ainda assim, duvidar. Sempre questione, tirando suas próprias conclusões. Amigos de verdade são aqueles que te dizem as verdades mais doloridas, porém as mais benéficas para a nossa vida.

E, claro, como toda mãe, a atriz não poderia deixar de pedir a Maria Antonia que estude, leia, vá ao teatro, cinema e que escute todos os gêneros musicais para que sua cultura apenas cresça. Quando fazemos isso, passamos a ter argumentos fortes e referências que nos potencializam.
Outra coisa que ela disse e deveríamos levar para nós mesmos é a escolha de nossa profissão. Algo que nos faça levantar todos os dias com prazer para enfrentar a labuta, mesmo que o salário não seja incrível, é realmente o caminho para a nossa felicidade.

O mundo todo, inclusive a Taís, sabe que o caminho para amadurecer é sofrer. Chorar de amor, se decepcionar, se frustrar, errar e ter dificuldades. Tudo isso é sinônimo de viver, mas que vem com uma missão: levar a vida com humor e leveza, rir de si mesmo e das peças que o caminho irá lhe pregar.
A atriz afirma que gostaria de ter escrito um conto de fadas, mas que o melhor a se fazer é tornar a vida, que é apenas uma, o lugar mais incrível do mundo. O que toda mãe gostaria, afinal? Livrar os filhos de todas e quaisquer dores, mas que ela é apenas humana. Uma pessoa cheia de defeitos.

Para encerrar, Taís escreve na carta:
“Ah, e eu queria ainda nunca falhar nas minhas escolhas relacionadas a você, mas a mamãe é humana e vai errar, filha. Só peço que perdoe meus deslizes e meus exageros e que saiba que eu estarei sempre com você — até nos dias em que eu não estiver mais neste mundo, sim, eu estarei com você.
Te amo,Mamãe.”

Lindo, não é? Até deu vontade de escrever uma carta mesmo que você ainda não seja mãe ou pai. Colocar o que sentimos no papel e tudo o que aprendemos e transmitir aos nossos futuros filhos é incrível. Mas se você já tem um, com certeza, é algo lindo para se fazer por ele!
Fotos: EGO, Alex Carvalho – TV Globo, AGNews, Reprodução Instagram












