Alguns países até doam lixo para a Suécia
Em algum momento de sua vida você já reclamou do lixo que produziu? Este é um problema que atormenta muitas pessoas. Afinal, é realmente muito chato ter que tirar a cesta com seus dejetos e colocar no lado de fora da casa. Mas será que você sabe para onde toda essa sujeira vai?
Tudo que nós descartamos vai para aterros sanitários, locais que produzem 22% de todo o nosso metano, o que é terrível já que este gás contribui para o aquecimento global. Além disso, o cheiro perto destes locais não é nada agradável e os químicos presentes nessa região podem contaminar rios e terras por perto. Mas isso não é um problema da Suécia!
Isso porque o país nórdico construiu locais que podem gerar energia através da queima do lixo. Com isso, muitas cidades perto desses lugares recebem energia. Para você ter ideia, cerca de 810 mil casas são aquecidas e outras 250 mil recebem energia por causa desse processo.


Isso tudo é incrível porque a Suécia consegue reciclar 50% de tudo que descarta, algo realmente admirável. Para você ter ideia, os Estados Unidos reciclam apenas um terço do que produzem.
Problema do lixo
Mas tudo isso gerou um problema: a Suécia não tem dejetos o suficiente para produzir energia. Até parece difícil de acreditar, mas é verdade, o país europeu precisa de lixo. Por isso, desde 2014, eles importam coisas descartadas por outros países, que pagam a Suécia.

Impressionante tudo isso, não é mesmo? Você já pensou se o Brasil conseguisse fazer a mesma coisa que eles algum dia? Seria algo incrível! Mas infelizmente o nosso cenário não é nada bom, já que grande parte de nosso lixo não é reciclado e é apenas descartado em aterros.
Fotos: Reprodução
Fonte: Upworthy













