Sob a crise de seu país, venezuelana não consegue ajuda e o marca-passo em seu coração pode parar. Até que um anjo brasileiro atravessa seu caminho
A Venezuela vive uma situação verdadeiramente caótica. Sob uma crise sem precedentes, os cenários político e econômico do país são instáveis. E quem paga as consequências das más gestões internas, para variar, é o povo.
Contudo, não é na política do país que vamos nos aprofundar, mas sim, na história de uma mulher venezuelana que sentiu na pele os efeitos dessa crise e teve sua vida, literalmente, em xeque. Até que um grupo de anjos – brasileiros – inesperadamente surgiu em seu caminho.
Aos 27 anos, a jovem Michele vivia um drama. Dependendo de um marca-passo cardíaco para sobreviver, ela precisava trocar a bateria do objeto. Mas em seu país, não havia mais fornecedores do dispositivo. O problema era grave.
Sem alternativas e com seu tempo acabando, Michele precisava de ajuda e fez da web sua aliada para fazer um apelo de vida ou morte. E seu pedido foi ouvido por uma ONG brasileira.
-
Foto: Doutíssima / Reprodução
Ao vir para o Brasil, Michele conheceu uma mineira chamada Luciana, de 42 anos, que trabalha com projetos sociais. O primeiro encontro, no aeroporto, foi marcado por forte emoção.
Em comum, as duas precisam do marca-passo. No caso da mineira, ele serve para controlar as batidas do coração. Já Michele depende completamente do dispositivo. Sem ele, seu coração não bate.
As duas se conheceram após uma simples postagem na Internet. Michele descobriu que Luciana tinha um blog para pessoas com marca-passo e, desesperada, fez um pedido de socorro à brasileira.
Luciana não prometeu que poderia fazer algo, mas estava mais do que disposta a tentar. E após 6 meses de muita luta, a primeira ajuda surgiu: a doação de um marca-passo, cujo preço médio está na casa dos R$ 15 mil. Agora, a missão era encontrar um médico. E novamente, Luciana deu conta do recado ao apresentar o caso para o cardiologista Dr. Roberto Costa.
-
O primeiro encontro entre Michele (à esq.) e Luciana – Foto: Fantástico / G1
O resultado de todos os esforços, eu já vou entregar, como inclusive fiz um pouco acima. A vida da venezuelana foi salva. O amor e a compaixão da mineira pela vida do próximo fizeram toda a diferença do mundo.
Abaixo, você pode conferir com mais detalhes a reportagem realizada pelo Fantástico. É simplesmente emocionante. A reação de Michele ao contar cada passo da luta ao lado de Luciana é de fazer chorar, mas ao mesmo tempo, é capaz de aquecer o coração.

Graças a pessoas como Luciana e todos aqueles que a ajudaram, ainda podemos crer que há esperança na humanidade.

Foto: Doutíssima / Reprodução
O primeiro encontro entre Michele (à esq.) e Luciana – Foto: Fantástico / G1