De acordo com uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a diabetes é uma doença que apresenta uma preocupante crescente. Os números, divulgados pelo Ministério da Saúde, apontam para um aumento de 61,8% dos casos no Brasil entre 2006 e 2016. Para se ter uma base, no Rio de Janeiro, estado que registra a maior quantidade de portadores por número de habitantes, a cada 100 mil pessoas, 10,4 casos são registrados.
Do número geral de pacientes com a doença, cerca de 90% portam a diabetes tipo 2. A condição faz com que o corpo apresente resistência à insulina. E se não houver o controle e o tratamento adequados, a pessoa que sofre com o problema pode desenvolver cegueira, correr o risco de sofrer um infarto ou um AVC e, até mesmo, chegar a precisar amputar membros do corpo.
O principal mal em torno da diabetes é o fato dela ser uma doença silenciosa. Muitas vezes, sem que saibamos, a fortalecemos sem nos darmos conta. Por isso é fundamental a realização de exames periódicos e ter o conhecimento dos sintomas causados por ela, embora nem sempre seja fácil identificá-los.

E falando nos sintomas, muitos deles são desconhecidos. Conheça 11 sinais que revelam que a doença pode estar se manifestando em seu organismo. A lista é do portal de notícias Vix.
- Sede exagerada;
- Sensação constante de boca seca;
- Vontade constante de urinar;
- Perda de peso repentina e sem causa aparente;
- Aumento exagerado do apetite;
- Dor nos pés ou sensação de formigamento;
- Cansaço excessivo;
- Infecções, como as de urina e de pele;
- Vista embaçada ou turva;
- Cicatrizes com problemas para cicatrizar;
- Manchas escuras na pele

No caso do diagnóstico da diabetes, o paciente deve passar por acompanhamento médico e aderir a uma dieta específica e controlada. Além disso, atividades físicas regulares são essenciais.
Foto de capa: Alexilusmedical / Shutterstock
Fonte: Vix












