Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

8 sinais de câncer no corpo dos cachorros que os donos precisam estar atentos

Assim como em seres humanos, o câncer atinge também nossos pets. De acordo com o veterinário oncologista Dave Ruslander, cerca de 50% dos cachorros com mais de 10 anos, desenvolvem uma forma de câncer.

Isso porque é comum que, à medida que o corpo envelhece, ele fique mais vulnerável às doenças. No entanto, quanto antes descobrimos a doença em nossos melhores amigos peludos, mais rápido e fácil é a cura.

Por isso, te ajudamos como detectar um possível câncer em seu cão com algumas dicas. Veja:

 

1 – Inchaços e crescimentos incomuns ou possíveis tumores

É importante lembrar que tumores nem sempre são cancerígenos. Com a idade, nossos cães ficam mais propensos a desenvolver depósitos de gordura benignos, sem perigo algum. Por isso que mesmo que você sinta algum em seu cãozinho, não quer dizer que ele realmente significa câncer. No entanto, alguns tumores realmente podem ser malignos. Alguns podem indicar câncer de pele, câncer de mama e outros tipos de doenças. É necessário que, se você tem um cãozinho com mais idade em casa, procurar sempre realizar exames mensais, pra ter um controle da saúde do pet. Se consultar um veterinário, você conseguirá com mais facilidade também diferenciar um depósito de gordura benigno de um caroço ou protuberância que desenvolve.

2 – Feridas que não curam

Algumas feridas persistentes podem ser sinais de um crescimento celular anormal no sistema do cão. Isso porque o normal é que uma pequena ferida ou lesão se cicatrize com o tempo, com sinais de cicatrização, como a formação de crostas e crescimento da pele e do pelo. No entanto, se seu melhor amigo peludo possui uma lesão recorrente ou ferida que não se cura, vá direto ao veterinário.

3 – Claudicação súbita

A claudicação é uma mudança na marcha regular do corpo do animal. Ela pode se apresentar como uma dor sutil, que o faz mancar ou fica aparente em algum membro. Em casos mais graves, surge a incapacidade do cão colocar qualquer peso sobre o membro. Desta forma, a claudicação dói e pode indicar câncer ósseo, principalmente em cachorros mais velhos. No entanto, não se desespere se seu cão tiver alguma dificuldade ao andar alguma vez, nem se ele for idoso, isso porque pode ser apenas uma artrite. A claudicação súbita, por sua vez, é persistente e deve ser avaliada por um veterinário.

 

4 – Perda ou ganho de peso rápido e inexplicável

Se o seu cãozinho perder peso rapidamente e se o apetite mudar, procure urgentemente um veterinário. Em alguns casos pode indicar um tumor gastrointestinal, que apenas é detectado se realizado um exame específico. Entretanto, a atenção também deve ser mantida mesmo se o cachorro mantém o apetite em dia, no entanto, ganha peso muito rapidamente.

 

5 – Secreção ou sangramento anormal

Claro que um sangramento anormal indica que há algo errado, não importando de qual membro aparece. Em cães, um corrimento ocular ou súbito sangramento pelo nariz, podem indicar certos tipos de câncer de pele ou olhos. Já feridas e sangramentos pela boca podem ser um sinal de tumor oral. O mau hálito é comum em cachorros mais velho, mas se você notar um odor incomum ou sangramento, corra ao veterinário.

6 – Letargia

É normal que cães mais velhos percam a energia de sua juventude e tendem a ficar mais quietinhos. Mas é necessário ficar atento se essa falta de energia não aparece com o tempo, mas sim, de forma súbita e inexplicável. Isso chama-se letargia e pode ser um sinal de doença. Ela altera o nível de entusiasmo no animal, que pede o interesse até mesmo em seu brinquedo favorito ou em brincadeiras. O cãozinho pode, inclusive, deixar de cumprimentar você quando volta para casa após o trabalho. Os sinais de letargia, além da perda de energia, incluem sono excessivo e respostas atrasadas aos estímulos visuais e auditivos que o dono faz.

7 – Fezes incomuns

Se você limpa as fezes do seu melhor amigo peludo, é possível diferenciar um cocô normal de um incomum. Diarreia persistente, fezes endurecidas e o esticamento podem ser sintomas de doença. Fique atento também a fezes muito pretas, alcatroadas, que podem indicar úlceras ou podem ser um sintoma de tumores de mastócitos. Por isso, sempre procure o veterinário.

8 – Dificuldade em respirar ou defecar

Certamente não é normal quando funções corporais normal tornam-se trabalhosas ou dolorosas. Por isso, se o seu cãozinho está com dificuldade em defecar ou está desconfortável para realizar atividades comuns, leve-o ao veterinário. Todos esses problemas ocorridos de forma súbita, necessitam de atendimento médico.

É realmente triste quando pessoas ou animais que amamos adquire alguma doença, no entanto, fique calmo! Hoje em dia, cachorros vivem muito mais do que seus antepassados, graças à medicina veterinária avançada.  Mesmo que algumas doenças começam a aparecer a partir dos 10 anos de idade, consultas regulares podem salvá-lo e dá-lo uma velhice muito mais saudável. Fique sempre com a atenção em dia!

 

Fonte: Planeta dos Animais

Rolar para o topo