Enquanto muitas pessoas teimam em não reconhecer a gravidade da depressão – quem nunca ouviu que ela é “frescura”? -, a doença continua demonstrando o seu potencial destrutivo. Para se ter uma ideia, mais de 350 milhões de pessoas ao redor do mundo são afetadas pela condição, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
E para quem ainda insiste em duvidar de sua gravidade, a depressão é a maior causa de suicídios no planeta. E uma vez que alguém a porte, é fundamental o apoio da família, dos amigos e a busca por tratamento, que combina terapia e o uso de medicamentos.
Na luta contra esse mal, é fundamental reconhecer os primeiros sinais de sua manifestação. Normalmente silenciosa, isso só torna a doença ainda mais perigosa.

Confira os 12 principais sintomas e sinais – segundo o portal Vix – que indicam que você pode estar começando a sofrer com esse sério problema:
- Apatia e falta de prazer em qualquer atividade;
- Tristeza profunda e falta de esperança;
- Raiva e irritabilidade sem motivo aparente;
- Incapacidade de trabalhar;
- Autocrítica exagerada;
- Cansaço em excesso;
- Dores que não respondem a medicamentos ou tratamentos;
- Diminuição da libido;
- Crises de ansiedade;
- Alterações muito bruscas no apetite e de peso;
- Falta de concentração e dificuldade para lembrar das coisas;
- Alterações no sono, como insônia.
A orientação para qualquer pessoa diagnosticada com a doença é procurar auxílio médico. A psicoterapia e o uso de antidepressivos controlados são a chave para se libertar desse grande problema. E mais uma vez ressaltando, o apoio, a compreensão e o carinho de amigos e familiares fazem toda a diferença do mundo.
Fonte: Vix













