Desde crianças fomos ensinados que certos brinquedos e brincadeiras foram feitos para meninos e outros para meninas. Quem ousava se divertir com alguma coisa fora dessa divisão poderia virar motivo de piada entre as crianças ou de decepção para os pais.
Então, por muito tempo. foi considerado estranho ver uma menina brincando de carrinho ou um menino ganhar cozinha de brinquedo, para algumas pessoas ainda é.
Porém, os brinquedos foram feitos para diversão e aprendizado e não deveriam ser divididos, assim como muitas tarefas adultas cotidianas, afinal, qual o problema de mulheres dirigirem e homens cozinharem? Nenhum.
-
Foto: Facebook Barbie
O Shopping Iguatemi de Porto Alegre, assim como outros shoppings, criou um espaço infantil para diversão dos pequenos nessas férias. O que eles fizeram de diferente foi a divulgação bem fora do que é esperado.
Eles fugiram do senso comum que diz que meninas devem brincar de Barbie e meninos gostar de Hot Wheels e deram essa abertura para que os pais e as próprias crianças pudessem escolher com o que brincar sem sentir vergonha por isso.

- Foto: Facebook Iguatemi Porto Alegre
Por incrível que pareça uma outra empresa já tinha percebido que essa divisão era errada muito tempo atrás. Olha essa carta que vinha junto com os brinquedos da Lego nos anos 70:

- Foto: Reprodução/Facebook
“Para os Pais
O desejo de criar é igualmente forte em todas as crianças. Meninos e meninas. É a imaginação que conta. Não habilidade. Você constrói o que quer que venha em sua cabeça, do jeito que você quiser. A cama ou um caminhão. A casa de bonecas ou uma nave espacial.
Um monte de meninos gostam de casas de bonecas. Elas são mais humanas que naves espaciais.
Um monte de meninas preferem naves espaciais. Elas são mais emocionantes do que casas de bonecas.
A coisa mais importante é colocar o material certo em suas mãos e deixá-los criar o que agrada a eles.”
Cá entre nós, na hora da brincadeira não existem limites para imaginação, então por qual motivo deveria haver limites para o que uma menina ou um menino devem fazer?!
Texto: Fernanda Souza


Foto: Facebook Barbie









