Ciência e saúde

Seu olho as vezes treme? Com que frequência? Saiba os motivos!

“É um sinal de estresse e cansaço físico e mental, que ocorre quando a pessoa está sobrecarregada no trabalho ou passando por um momento de vida delicado”, afirma Midori H.Osaki, oftalmologista, presidente da SBCPO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular) e professora afiliada do departamento de oftalmologia da Unifesp.

Falta de sono e ansiedade também são causas, assim como excesso de álcool e tabagismo. Além disso, segundo Claudio Lottenberg, oftalmologista e presidente do conselho do Hospital Israelita Albert Einstein, o consumo excessivo de cafeína, seja no café, chá, refrigerante ou bebida energética, pode estimular os músculos e desencadear o tremor.

Se o sintoma persistir por mais de três meses é hora de procurar um médico pois pode ser causa de outras doenças.

Rara relação com o sistema nervoso

“Muito raramente, espasmos oculares podem ser um sinal de certos distúrbios do sistema nervoso. Quando isso ocorre, o tremor da pálpebra quase sempre é acompanhado por outros sinais e sintomas neurológicos”, esclarece Lottenberg.

O incômodo costuma afetar apenas um dos olhos ou pode ocorrer nos dois?

O problema afeta sempre uma das pálpebras, geralmente a superior, mas pode ocorrer também na inferior. Segundo os especialistas, são raros os episódios simultâneos na superior e na inferior e do mesmo lado.

Fonte