Com o passar do tempo, os donos de animais criam intimidade com os bichinhos e acabam sabendo só de olhar o que está acontecendo com a saúde deles. Porém, nem sempre sabemos exatamente se eles realmente precisam de uma visita ao veterinário ou o que estão passando são sintomas normais de sua espécie. O especialista Veterinário Dr. Justine Lee escreve: “Às vezes, até mesmo os proprietários mais atentos erroneamente rejeitar sinais de doença grave.”
Para quem tem seu gatinho de estimação e quer saber se ele está correndo algum risco grave de saúde, aqui estão algumas dicas para ficar atento aos sinais que ele pode dar.
1. Perda de peso inexplicável.
“Leve o seu gato ao veterinário imediatamente se ela está perdendo peso. Pode ser um sinal de câncer, problemas renais ou hepáticos, doenças cardíacas, diabetes, entre outras coisas. “

2. Problemas respiratórios.
“O movimento respiratório de um gato deve ser suave, até mesmo quando ele está agitado. Respiração rápida em repouso, respiração grosseira, chiado, rouca … são todas anormais. Muitos problemas respiratórios felinos têm causas infecciosas.”

3. Convulsões
Há muitas questões graves de saúde que podem causar uma convulsão, nada menos do que algum tipo de distúrbio neurológico. Você deve definitivamente levá-lo ao veterinário.

4. Distensão abdominal
“A distensão abdominal pode ser um sinal de hemorragia interna, uma obstrução gastrointestinal ou uma doença hormonal -. Todos os sintomas são emergências”

5. Febre
“Acredita-se que a febre é um método de luta contra a infecção. A temperatura normal em gatos é de 100,5 ° C a 102,5 ° F. Se o seu gato está com temperatura alta, chame um veterinário.”

6. Tosse
“Nunca é normal. Muitas vezes é causada por asma, o que pode levar à doença pulmonar crônica grave ou morte sem tratamento. Se o seu gato é diagnosticado, um inalador de emergência e medicação oral pode ajudar a aliviar os sintomas. “



