Você com certeza já ouviu falar de como o bullying é prejudicial às crianças — ele mina a autoestima e faz com que a vítima se torne cada vez mais insegura e triste, sendo, às vezes, um precursor da depressão. Mas você sabia que esse comportamento hostil também ocorre entre os animais?
O termo equivalente no mundo animal é o mobbing, que acontece quando um bando quer expulsar um indivíduo de perto dele. Geralmente ocorre com predadores, mas algumas espécies de animais têm esse comportamento entre eles, inclusive entre animais domésticos na aceitação de um novo membro ao grupo.
Isso acontece quando a adaptação do animal com os outros é tão hostil que os antigos impedem que ele se alimente ou chegue perto do dono, seja por meio de ataques ou dificultando seu acesso físico. Ao contrário dos humanos, não há nenhum estudo que aponte que os animais podem ter sequelas, mas a convivência pode ficar muito desagradável e desanimá-lo.
A atitude pode ser prevenida de maneiras simples que envolvem basicamente atenção do dono, como fazer a apresentação em um local neutro e agradável, deixá-lo com seus pertences separados dos antigos moradores, garantir que todos participem dos momentos bons, recompensas para as aproximações pacíficas e coisas do gênero. Todo cuidado é pouco! 🙂
E aí, algum animal na sua casa está agindo de maneira diferente com algum deles? Fique atento, pois nem toda briga se configura como mobbing. Caso você tenha mais dúvidas e essas dicas não te auxiliem, é essencial buscar um médico veterinário ou especialista em comportamento animal! 🙂
Fotos: Reprodução/Internet












