Natureza Incrível
Será que os gatos podem ajudar a solucionar crimes?
Há quem diga que, para a defesa da casa, é melhor ter um cachorro. Bem, acontece que quase todos os gatos têm uma mutação única de DNA detectável em seus cabelos, e isso está oferecendo aos detetives do CSI uma maneira quase infalível de colocar os criminosos na cena de seus crimes ou em suas casas, desde que houvesse um gato lá.
Qualquer pessoa que tenha um gato sabe que é quase impossível sair de casa sem pelos de gato presos em algum lugar da roupa. Graças a uma técnica inovadora de análise de DNA desenvolvida na Universidade de Leicester, esta já foi usada para colocar um assassino na cena do seu gato.
Embora qualquer perpetrador se esforce para não deixar nenhum de seu DNA para trás, é improvável que um ladrão vasculhando os pertences de sua casa consiga evitar até o último fio de pêlo de gato.
“O cabelo derramado pelo seu gato não tem a raiz do cabelo, por isso contém muito pouco DNA utilizável”, disse Emily Patterson, principal autora do estudo publicado na Forensic Science Internationa e Ph.D. em Leicester. estudante.
“Na prática, só podemos analisar o DNA mitocondrial, que é transmitido das mães para os filhos e é compartilhado entre gatos com parentesco materno.”
Patterson e a sua equipa, no entanto, aumentaram em dez vezes o nível de detalhe com que conseguem analisar o ADN mitocondrial e, como praticamente todos os gatos têm um tipo de ADN raro, o teste será quase certamente informativo se forem encontrados pêlos.