Apesar de ainda não ter completado a maioridade, Kevin Barber, de 16 anos, é o idealizador responsável de um incrível projeto de reintegração de sem-tetos em San Diego, nos Estados Unidos.
Chamado de ‘Wheels for Change’, o programa ainda está em sua fase piloto, mas já está fazendo uma considerável diferença da vida de pessoas em situação de rua.
O projeto paga aos moradores de rua US$ 11,50 (hoje, pouco mais de R$ 37) por hora para que eles realizem turnos diurnos de trabalho ao redor da cidade. As atividades consistem em tarefas como limpar lixo das ruas e apagar pichações. A Alpha Project, organização que dá suporte para o programa funcionar, ajuda a conectar os trabalhadores com assistentes sociais, financeiros e habitacionais.

Embora projetos similares já atuem em outras regiões do país, Barber é o responsável por levá-lo a San Diego. O jovem se encantou pela iniciativa ao ler a respeito do quanto ela funcionou em Albuquerque, Novo México. O próprio foi atrás de autoridades e organizações para dar vida ao ‘Wheels’. Até o momento cerca de 150 moradores de rua diretamente envolvidos ou na lista de espera.
“O programa é simples. Vários dias por semana uma van oferece transporte aos sem-tetos que desejam participar. E ela os deixam nos pontos onde realizam suas atividades. Ao final do dia, todos são levados ao Alpha ou às novas estruturas de tendas ao redor da cidade. Nos locais eles podem descansar e são recompensados por todo o trabalho que fazem”, explica Barber. “O objetivo é deixá-los mais próximos de serviços sociais. Além disso, fornecemos oportunidades dignas e habitação. Acreditamos que isso é uma vitória aos moradores de rua, à comunidade e à cidade”, conclui o adolescente.

Fonte: Good News Network












