Afinal, em meio a tantas opções para beber água, qual é a considerada melhor? A garrafinha que você compra no mercado? A da sua torneira ou a do galão? Acredite, nenhuma.
Segundo cientistas norte-americanos, algumas pesquisas e publicações do livro The Drinking Water Book, o melhor filtro é o de barro, localizado unicamente em solo brasileiro. De acordo com eles, este filtro é o melhor sistema de purificação de água do mundo.
com sua câmara de filtragem produzida com velas de cerâmica, as impurezas que existem na água são removidas com eficiência. Além disso, consegue retirar a presença de cloro, ferro, alumínio, chumbo, pesticidas e até um parasita que causa a criptosporidiose.

“Essa eficiência é resultante do processo de filtragem por gravidade, em que a água passa pelas velas e goteja lentamente para o reservatório inferior. Exatamente o que não acontece nos fluxos de torneiras ou em tubulação, já que a pressão é quem impulsiona o fluxo da água. Por isso, microrganismos e sedimentos acabam passando pelo sistema e se depositando nos copos. Além disso, as pesquisas também mostraram que os sistemas mais modernos de filtragem não são capazes de impedir a presença de elementos perigosos como o flúor e arsênico, por exemplo.”, conta o site dicas.co.
Mesmo assim, é bom deixar claro que a qualidade da água só depende da manutenção de seu filtro. Ele precisa ser limpo regularmente e ter suas velas trocadas. Não utilize jamais qualquer produto químico ou para limpeza.
Fotos: Reprodução












