Além dos cães, o seres humanos possuem outro grande companheiro, os gatos. Os felinos nos conquistam com o jeitinho manhoso como quem não quer nada, e aos poucos vão ganhando espaço no nosso coração. Entretanto devemos tomar cuidado, pois alguns gatos são portadores de um parasita que fica alojado no estômago e quando transmitido para o homem pode causar transtornos severos.
O parasita chamado Toxoplasma gondii, uma vez transmitido para pessoas, é capaz de causar alterações no cérebro que agravam doenças neurológicas como a doença de Alzheimer, epilepsia, Parkinson ou câncer neuronal.
Apesar do contato intenso, são necessários alguns fatores para que o parasita contamine um humano, como o contato direto com as fezes dos felinos. Segundo o infectologista Paulo Feijó Barroso, que é professor de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a contaminação acontece geralmente por via oral ao ingerir alimentos contaminados pelo parasita e não por termos um gatinho em casa.

Os pesquisadores que apresentaram o estudo conseguiram provar que o parasita, já no corpo humano, provoca danos ao cérebro agravando as doenças ligadas a essa região do corpo. O que não se pode provar é como ele age, então, embora se soubesse o que este parasita poderia desencadear, não se sabia como.
Mais pesquisas são necessárias para identificar como isso afeta o cérebro, mas os estudiosos dizem que a descoberta poderia ser usada para produzir drogas diretas para reparar o dano causado pelo parasita.
Imagens: Reprodução via internet


