Algumas vezes, certas coisas aparecem em nosso corpo e nem ao menos entendemos de onde surgiu. Mais do que ficar atento, é necessário procurar um médico para saber do que aquilo se trata. Em alguns casos, caroços aparecem no pescoço, axila e virilha, seja em você mesmo ou em alguém que conhece e acredite: é preciso correr para o médico!
Esses caroços, ou ínguas inchadas, junto com febre constante, suor noturo, cansaço, coceira, perda de apetite, tosse, falta de ar e dor no tórax podem indicar câncer linfático, doença que excede o desenvolvimento de células de defesa do organismo, conhecidas como linfócitos.
Essas células são importantes para o sistema imunológico ao ajudar a proteção do corpo contra bactérias e vírus invasores. Com o câncer, são prejudicadas e alteradas, começando a multiplica-se e acumular no organismo tumores que prejudicam o funcionamento do sistema linfático e de outros, como o baço e o timo.

Em casos mais graves, as células cancerígenas podem migrar para outros tecidos e, se o câncer não for tratado rapidamente poderá se espalhar para todo o corpo. O tratamento vai desde os mais comuns como quimioterapia e radioterapia, até imunoterapia que inclui vacinas e anticorpos para ajudar o organismo a combater as células alteradas.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), as chances de cura existem e variam de 30% a 70%, se o diagnóstico for dado precocemente nos estágios 1 e 2 que não apresentar fator de risco.

Fique sempre atento a qualquer caroço que aparecer em seu corpo “do nada”. Sua saúde sempre em primeiro lugar, ok?
Fotos: Divulgação












