Quem nunca sentiu uma repulsa por baratas? O único desejo é o fim delas, não é mesmo? Mas o que você ainda não sabia é que todas contribuem para o processo da cadeia alimentar, assim como os outros seres vivos.
Então, o que aconteceria no mundo se todas elas deixassem de existir? A resposta é inacreditável e te fará pensar antes de matar qualquer uma delas.
Se em alguma circunstância as baratas fossem extintas, a população de ratos e camundongos, por exemplo, seria menor, uma vez que esses roedores se alimentam desses insetos.
Portanto, outros animais que se alimentam desses roedores, como felinos e répteis podem sofrer também uma perda significativa na população. Entenda que isso faz parte do processo.
Além disso, as baratas ajudam no ciclo do nitrogênio, pois muitas se alimentam de matéria orgânica em decomposição e quando essas matérias passam pelo sistema digestivo do inseto, logo viram fezes que são eliminadas e soltam nos produtos nitrogenados, usados pelas plantas. Este processo ajuda na saúde das plantas, árvores e bosques.
Viu só como não podemos matá-las?!
Foto: Reprodução