Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Se seu olho costuma tremer de vez em quando, é bom você saber por que isso está acontecendo

A maioria das pessoas que conheço já passaram pelo desconforto de terem o olho tremendo. Eu mesma sinto isso quase todos os dias, e você? Para quem nunca sentiu, pode parecer estranho, mas acredite: é mais comum do que se imagina!

Tudo começa com a pálpebra tremendo e torna-se impossível controlar e, geralmente, esse sintoma dura mais de um dia, porém, sempre com uma duração limitada.

Mas você não precisa de preocupar (ufa!), não é um tique, nem uma doença e muito menos uma condição grave. O nome dado para o treme-treme é blefarite e tem uma causa que atinge praticamente todas as pessoas do mundo: estresse e ausência de sono.

O que pouca gente sabe é que essa condição atinge mais homens do que mulheres. Longe do que os assustados de plantão acreditam, não há nenhum risco de saúde, entretanto, a blefarite sinaliza algo que anda errado.

Se acontece continuamente, sem parar, o melhor a se fazer é procurar um neurologista e pedir um diagnóstico, ainda mais quando atinge outras áreas do rosto.

Mas, em todo caso, existem algumas coisas que você pode fazer para diminuir a tremedeira. O primeiro passo é fazer uma auto-massagem com as pontas dos dedos embaixo dos olhos com movimentos circulares. Depois, certifique-se de sempre lavar o rosto apenas com água, evitando sabonetes que podem estar causando alguma alergia.

Por outro lado, se nada disso ajudar, preste atenção no grau de estresse que você anda passando diariamente. Sente-se em um lugar calmo, com as costas retas e respire pelo nariz e inspire pela boca, o mais devagar que puder. Essa é uma boa forma de manter-se no controle de seu corpo e diminuir a tensão presente nele, além de claro, tentar relaxar o máximo que puder durante seu dia a dia.

Outra coisa que pode estar relacionada com o movimento incontrolável das pálpebras é uma alergia, o consumo excessivo de álcool, o abuso de cafeína, simplesmente olhos cansados e secos demais ou até mesmo falta de certos nutrientes para o corpo, como potássio e magnésio.

A saída é incluir mais alimentos com essas substâncias em sua dieta. Já quem tem alergias, a tremedeira vem junto com excesso de lágrimas, coceira nos olhos ou inchaço. Quando coça os olhos nesse momento, a conjuntiva libera histamina, substância que provoca espasmos na pálpebra.

De qualquer forma, se a blefarite não passar, não deixe de procurar um médico que dê o disgnóstico correto para que você possa tratar da melhor maneira possível. Acredite, eu sei que é bem chatinho ter os olhos tremendo durante nossas atividades do dia.

Fotos: Reprodução, WikiHow

Rolar para o topo