Mulheres sofrem mais com as consequências do uso de produtos de limpeza
A pesquisa publicada no jornal americano “Journal of Respiratory and Critical Care Medicine” da American Thoracic Society, descobriu que inalar regularmente o coquetel nocivo de compostos químicos utilizados na maioria dos produtos de limpeza é ruim para a saúde pulmonar. Além disso, aparentemente, se você for uma mulher pode ser mais critico.
Os pesquisadores compararam a condição respiratória de 6.235 entrevistados que participaram do “Community Respiratory Health Survey” em 20 anos.
Cada indivíduo poderia ser categorizado em um dos três grupos: aqueles que limpavam profissionalmente, aqueles que limpavam internamente e aqueles que não limpavam nada.

A quantidade de ar que você pode expirar em um segundo pela força, diminuiu 3,9 mililitros mais em mulheres do que em homens.
A capacidade vital forçada, que é o volume total de ar que você pode expirar em um segundo, também diminuiu em mulheres que foram limpadoras profissionalmente.
Os pesquisadores observaram que as taxas de asma eram maiores entre as mulheres que limpavam regularmente, seja no trabalho, 14 %, ou em casa, 12.
Em comparação, 10 % das mulheres que não limpavam tinham asma, uma porcentagem menor do que qualquer outra categoria, masculino ou feminino.
“Quando você pensa em inalar partículas pequenas de agentes de limpeza destinados a limpar o chão e não aos pulmões, talvez não seja tão surpreendente descobrir isso”, diz Øistein Svanes, autor principal e doutorando no Departamento de Ciências Clínicas.

O mais impressionante, talvez, seja a diferença de gênero. Pode haver uma razão biológica, sugerem os autores do estudo, mas oConselho Americano de Ciência e Saúde não concorda.
Mais provável, é o fato de que 85% das mulheres envolvidas no estudo foram limpadoras em casa em comparação com 47% dos homens.
Nove por cento das mulheres pesquisadas trabalharam com a limpeza ocupacional. Apenas 2% dos homens poderiam dizer o mesmo.
Outras limitações que os autores destacam são que é provável que as mulheres que não limpassem estavam melhor financeiramente, o que significa que poderia haver vários outros fatores de estilo de vida em jogo.
“A mensagem de levar para casa deste estudo é que, a longo prazo, produtos químicos de limpeza provavelmente causam danos bastante significativos aos pulmões”, explicou Øistein Svanes. “Esses produtos químicos geralmente são desnecessários”, finaliza.
Fonte: IFLC












