Como qualquer pessoa normal, você deve, provavelmente, ter um certo medo ou nojo de certos bichinhos como aranhas, baratas e centopeias, não?! Por conta disso, você com certeza sentiu aquele vontadezinha de esmagá-los com o pé, eu imagino. Mas acalme-se. Existem algumas razões para você não pisar em uma centopeia, por exemplo.
Você já a viu por aí dentro da sua casa, talvez, já que ela se atrai e muito por formigas, aranhas, percevejos, baratas e traças. Com um corpinho curto e uns 30 centímetros de pernas escarranchadas, este carinha aí pode ser ou seu aliado ou seu inimigo. Pense bem: se você o matar é bem provável que vários insetos saiam imediatamente de dentro dele.
As áreas que eles mais gostam de ficar são as que apresentam um ambiente úmido e frio como um banheiro, por exemplo. Então fique de olho principalmente nessas regiões, ok?! Aliás, não precisa também deixá-los correr livremente pela sua casa. Lembre-se que eles são do tipo que se escondem e quando saem, a velocidade é mil. É isso que geralmente assusta as pessoas.
Por isso, a melhor solução, caso você não queira ver milhares de outros insetos no seu chão da sala, é pegá-lo, colocá-lo em pote e, por fim, libertá-lo na natureza.
Além disso, você também pode tentar reduzir o calor e a umidade em lugares como o porão e o banheiro, assim eles não se sentirão tão atraídos em ir até lá.
De qualquer forma, se você perceber apenas um ou dois, não há nada com o que se preocupar. Eles não farão nenhum mal a você, se quer saber. Nem ao menos passarão tantos germes como você imagina. Eles apenas matarão outros insetos.
E aí? Já viu esse bichinho na sua casa?!
Fotos: Wikimedia Commons, Flickr/Greg Mote.