Lá vem polêmica. ”Ah, mas essa é das antigas”, você provavelmente vai afirmar. Bom, tenho certeza disso, querido leitor. Mas cá estamos discutindo sobre essa pequena dúvida: margarina ou manteiga? O que é melhor? O que faz mais mal?
Vamos começar pelo começo. Como você acha que é feita a margarina? Se você acha que é igualzinha a manteiga, é aí que você se engana. A margarina, assim que surgiu em 1800, decolando durante a Grande Depressão, era feita originalmente de sebo de vaca misturado ao leite desnatado, partes nobres do porco e da vaca e bicarbonato de sódio.
Porém, hoje as coisas mudaram (não para melhor, infelizmente). Atualmente ela é feita com o uso de solventes de petróleo (o mais usado é o hexano), ácido fosfórico e soda (que a deixa marrom e com mau cheiro). A partir disso ela passa por um novo tratamento com ácido clorídrico ou sulfúrico, altas temperaturas e até uma catalisação com níquel. No fim, a margarina acaba ficando parcialmente hidrogenada.

Acho que isso explica por que ela dura tanto tempo, não é mesmo?! Você já tinha reparado nisso, aliás? Ela nunca será atacada por fungos, insetos ou quaisquer tipos de roedores. Não que isso seja uma boa notícia. Isso significa apenas que a margarina não é, de fato, um alimento.
E, para piorar, todo esse processo em que ela é feita acaba gerando a chamada gordura trans, nossa grande inimiga. Sem falar que a gordura presente na margarina é capaz de causar muito mais dano a nós do que a própria gordura saturada (existente na manteiga).
Só para você ter uma ideia, esses são alguns dos problemas que podem ser ocasionados pelo consumo da margarina: disfunções imunológicas, danos no fígado, na digestão, no pulmão e nos órgãos reprodutivos, diminuição na capacidade de aprendizado e crescimento, problemas com o peso, aumento do risco de câncer, transtornos do metabolismo do colesterol, incremento de aterosclerose e doenças cardíacas.


Por essas e outras razões que você deveria comprar apenas a manteiga. Mesmo que contenha alguns males, ela é uma alternativa muito melhor do que a margarina. Na verdade, ela carrega uma mistura de ácidos gordos que trazem benefícios a saúde, que pode te proporcionar um gerenciamento do peso corporal e até prevenção de riscos de câncer e doenças cardíacas.
Mas caso você queira eliminá-la da sua dieta, o melhor mesmo é investir nos azeites, óleos de coco, nozes, macadâmia, avelã ou quem sabe gel de sementes de linhaça e chia.
Ainda não acredita que a margarina faz realmente mal? Bom, faça o teste e deixe-a um pote novinho em folha fora da geladeira por vários e vários dias. Será que vai acontecer alguma coisa? Na verdade não. Ela vai ficar intacta simplesmente por não ser um alimento e sim, uma pequena bomba.

Mas não se preocupe. Ainda há várias opções no mercado para você ter uma dieta balanceada.
Fotos: Reprodução.
Fontes: Cura pela Natureza, Clube Slimdown.












