Se você tem cachorro em casa, provavelmente já quis presenteá-lo com algum brinquedinho, eu imagino, certo? Ou mesmo alguma guloseima, é claro. Mas será que você está fazendo certo ao entregar esse tipo de objeto para ele?
Segundo a Petly, não exatamente. Pelo menos quando falamos daqueles ossos de courinho. Você tem alguma ideia de como eles são feitos? Bem, primeiramente eles pegam o couro de gado de um matadouro e logo alguns produtos químicos são adicionados para que ele não estrague durante o transporte.
Depois disso, o couro é levado para uma fábrica na qual receberá banhos químicos de sulfeto de sódio para retirar pêlos e gorduras. Em seguida, ele é dividido: a parte de cima para roupas, bolsas e outros e as sobras são utilizadas para a produção dos brinquedos. E adivinhe: mais produto químico é adicionado. Uma mistura de peróxido de hidrogênio, alvejante e formaldeído é colocada.



Tudo isso apenas para tirar o cheiro podre do couro e deixá-lo mais limpo. Prontinho. O que resta agora é moldá-lo no formato dos brinquedinhos e usar um pouquinho de cola para juntar cada uma das partes. Até cor pode ser adicionada, caso seja necessário. Sem falar naqueles sabores sintéticos que tanto agradam os bichinhos. Tem, inclusive, alguns com produtos para a higiene bucal.
Agora pare para pensar em tudo o que o seu cachorrinho está ingerindo na hora que você o entrega esse tipo de brinquedo. Será que é uma escolha certa? Afinal, eles podem estar contaminados com salmonella e são capazes de causar diarreia, gastrite, vômitos e até engasgos e obstrução intestinal. Alguns podem até acabar morrendo comendo partes do osso.
Fotos: Reprodução.


