Você já viu alguém engasgar? É uma situação muito complicada. E quando acontece todos se perguntam “o que fazer?”
Pensando nisso, uma recém graduada em enfermagem resolveu criar uma cartilha para evitar que crianças com menos de um ano engasguem. Sabrina Bonetti recebeu apoio da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP e fez ilustrações com explicações com o nome “O que fazer quando seu bebê engasgar?”
A cartilha explica passo a passo o que devemos fazer quando uma criança engasgar. Ela revela detalhadamente o que fazer, desde o momento em que chamamos o resgate até o momento dos primeiros socorros.

A cartilha revela tem dois itens:
Engasgo parcial
Você deve manter a calma sempre. A cartinha diz que você deve virar o bebê para você, deixando ele chorar(indica que está respirando). Não sacuda a criança e nem tente usar os dedos para retirar o objeto da garganta do bebê, isso pode piorar a situação.
O principal é ligar para o Corpo de Bombeiros e pedir ajuda – Telefone: 193 / SAMU Telefone: 192
Engasgo total
É necessário ligar rapidamente para o Corpo de Bombeiros telefone 193 ou SAMU telefone 192. Segure a boca do bebe aberta e deite ele de cabeça para baixo em seu colo. A cabeça deve estar em uma altura mais baixa do que o corpo. Dê 5 tapas nas costas do bebê.
Depois você deverá virar o bebê e fazer 5 compressões no peito dele. Se o bebê vomitar ou tossir é porque ele desengasgou, mas se isso não funcionar, você vai colocar ele em uma superfície firme e realizar mais 30 compressões, rápidas e fortes. Após fazer isso, encha suas bochechas e ar e sopre na boca e no nariz da criança.
Se isso não funcionar, volte a ligar ao Corpo de Bombeiros e explique novamente a situação.
Essas dicas são necessárias! Devemos saber destes procedimentos para ajudar bebês que possam precisar.
Fotos: Reprodução Internet












