Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Saiba mais sobre o endometrioma!

A atriz Samara Felippo, 44, compartilhou nas redes sociais que está com suspeita de endometrioma, uma forma de manifestação da endometriose, doença que afeta 8 milhões de mulheres no Brasil. Ela comentou sobre o problema em seu perfil no Twitter, onde enfatizou a importância de ir ao médico regularmente para fazer exames periódicos de ultrassom e ressonância.

Segundo a atriz, foi durante uma consulta de rotina com sua ginecologista que a hipótese de ela ter a doença surgiu.

Samara Felippo explicou que, para que o diagnóstico seja concluído, ela precisará ser submetida a uma ressonância magnética nuclear pélvica, um exame que pode ser solicitado pelo médico nos casos em que há suspeita de problemas como endometrioma, endometriose, miomas uterinos ou cistos nos ovários, por exemplo. “Sim, mulheres! É muito importante ir ao ginecologista e fazer os exames”, incentivou a atriz na publicação.

O que é endometrioma?

O endometrioma é uma alteração que, apesar de ser benigna na maior parte dos casos, pode causar uma série de prejuízos à qualidade de vida da mulher, como dor pélvica e intensas cólicas menstruais, além de comprometer a fertilidade. A condição está diretamente relacionada à endometriose.

A endometriose acontece quando o endométrio, um tipo de tecido que reveste a parede interna do útero, sai do órgão e se instala fora dele, em áreas onde não deveria estar, como nos ovários ou nas trompas. Se o endométrio migrar para os ovários e formar cistos de endometriose dentro do órgão, o quadro recebe o nome de endometrioma.

Em alguns casos, além dos ovários, o endometrioma também pode se formar na parede abdominal. Esses cistos são “bolsas” preenchidas por fragmentos de endométrio e sangue, o que lhes dá um aspecto marrom ou achocolatado.

O endometrioma nada mais é do que uma endometriose nos ovários ou na parede abdominal Vanessa Machado, ginecologista do Hospital Vera Cruz.

Como é feito o diagnóstico

Uma vez que os sintomas listados acima estão presentes, o passo seguinte é fazer os exames ginecológicos.

“Primeiro, é realizada a inspeção dos órgãos genitais externos, da vulva, e é feita a apalpação do abdome, para ver se existe alguma massa palpável, como acontece no caso dos cistos de endometriose maiores”, explica o ginecologista Alexandre Pupo.

Fonte

Rolar para o topo