Quando o assunto é criança, há diversos truques e dicas que procuram aliviar os sintomas de alguns incômodos que costumam aparecer, como cólicas ou assaduras. Muitas delas inclusive são bem antigas e passadas de geração a geração pelo senso comum, como o uso do amido de milho para combater as assaduras no bebê que ainda está nas fraldas.
Ao Diário Catarinense, a dermatologista pediátrica Ana Elisa Kiszewski Bau explicou que a assadura, ou dermatite de fraldas ocorre justamente quando o pequeno entra em contato com sua urina, fezes ou a própria fralda e o amido de milho pode sim ajudar no tratamento, segundo ela, que busca secar a pele do bebê e fazer uma camada protetora, produzindo uma barreira entre ele e a fralda.
“Ele pode ser utilizado como secante e também para potencializar a barreira quando aplicado sobre a pomada para assadura (aquelas com óxido de zinco, as chamadas pomadas de barreira)”. No tratamento, o médico pode orientar a usar o produto aliado à pomada e outras substâncias que devem ser aplicadas na área afetada, mas para prevenção, o amido de milho pode ser usado sozinho diretamente na pele.
Ana Elisa ressalta que os talcos não devem ser usados em combate à assaduras, pois possuem partículas muito pequenas que podem ser aspiradas pelo bebê e provocar doenças pulmonares. Ela avisa também que o amido de milho pode ser muito útil nas assaduras, mas não em casos de candidíase na região da fralda, que exigem um cuidado ainda maior dos médicos.
Vale salientar a importância da orientação e do acompanhamento médico em qualquer caso e tratamento!
Foto: Reprodução/ Internet











