Você sabe como escolher seus vegetais? Aqui vão algumas dicas para aqueles que não só valorizam seus benefícios, mas também seu gosto
Nós compramos legumes e verduras quase todos os dias e praticamente nenhum prato pode ser feito sem esses alimentos.
Mas sabemos como escolhê-los? Sabemos qual a cebola é melhor para uma salada, ou o que devemos levar em consideração ao comprar uma batata?
Confira aqui algumas dessas dicas:
Cebolas

- Cebola branca
A mais doce de todas as cebolas e é usada principalmente na forma cru, nas saladas. A cebola branca é amplamente utilizada na cozinha mexicana para fazer molhos e pratos quentes. A principal desvantagem da cebola branca é a sua curta vida útil.
- Cebola amarela
É o tipo de cebola mais popular, perfeita para fritar, assar e cozinhar. No entanto, para as saladas, é melhor usar outras variedades de cebolas, já que o forte aroma da amarela pode abafar todos os outros sabores. É a cebola que os franceses escolhem para a famosa sopa de cebola.
- Cebola roxa
De todas as variedades, é o que tem menos tempo de vida. Muitas vezes é usado em forma crua, porque quando está exposto ao calor, fica cinza. É ideal para sanduiches, pizzas e molhos leves, pois tem menos amargura do que a amarela e é mais bonita.
Colves e Repolhos

- Couve de Bruxelas
As pequenas couves de Bruxelas podem ser cozidas de várias maneiras, desde um simples clareamento até na forma assada. Apesar da semelhança externa com o repolho branco, Bruxelas tem um gosto de noz, ligeiramente amargo. Se eles não foram cortados do caule, podem ser armazenados no compartimento vegetal da geladeira. Se foram cortados, é melhor congelá-los. Este tipo de repolho contém uma grande quantidade de vitaminas B, C e sais minerais.
- Repolho roxo
O repolho roxo pode ser armazenado a longo prazo. Além disso, tem bastante vitamina e ferro. Este tipo de repolho é usado principalmente de forma fresca, pois com um cozimento incorreto adquire um cor azulada e sabor desagradável. No entanto, na cozinha alemã, o ensopado de repolho roxo é servido como prato.
- Couve-flor
O tipo de couve que é mais fácil de assimilar pelo corpo humano. Além disso, contém mais substâncias úteis do que outras variedades desta planta, o que o torna um alimento ideal para a dieta infantil. Este tipo de repolho pode ser submetido a qualquer tratamento térmico, no entanto, para preservar o máximo de suas propriedades úteis, é melhor escolher o branqueamento.
- Brócolis
Brocoli é o campeão entre seus “irmãos” em termos de quantidade de vitamina A. Para conservar suas substâncias úteis, ele precisa ser congelado, mas não congele pela segunda vez, pois ele perde todas as propriedades benéficas. O brócolis é consumido cru e branqueado.
- Repolho da Sabóia
Este repolho pode ser fervido, frito e cozido, ou seja, pode ser usado em todos os pratos em que estamos acostumados a ver o repolho branco. Ao escolhê-lo, você deve prestar atenção, o mais redondo é o melhor.
Batatas

- Batatas para fritar e assar
Para a preparação de batatas fritas, batatas rústicas e batatas assadas, os tipos do legume com alto e alto teor de amido são melhores. Eles se distinguem por terem a pele branca, amarela ou marrom e polpa cuja cor varia de branco a amarelo.
- Batatas para saladas
Para a preparação de saladas e pratos em que a batata deve se manter inteira, você deve usar batatas jovens de qualquer tipo, pois contém pouco amido.
- Purê de batatas
As batatas ideais para fazer uma mistura deliciosa são aquelas que contêm muito amido: 20% ou mais. Este tipo de variedades geralmente tem pele branca ou marrom e polpa muito leve, quase branca. As mesmas batatas podem ser usadas para sopas, por exemplo, sopa de ervilha ou sopas de abóbora.
Conselho Para determinar a quantidade de amido nas batatas, você deve cortar o tubérculo pela metade, esfregar as metades uma contra a outra e soltar uma delas. Se a metade solta cair, então a batata tem pouco amido e, se permanecer no lugar, é um produto com alto teor de amido.
Pimentões

- Pimentão Verde
É apenas um pimentão vermelho imaturo. Apesar de ter menos quantidade de substâncias benéficas do que seus “irmãos mais velhos”, tem muita vitamina C. Meia pimenta é suficiente para que o corpo receba sua quantidade diária. O sabor da pimenta verde é mais amargo do que o amarelo e o vermelho devido à falta de maturidade.
- Pimentão amarela e laranja
Essas cores são apenas formas diferentes do mesmo pimentão. No entanto, a pimenta de laranja é um pouco mais doce que o amarelo e tem mais vitaminas, uma vez que está mais perto da maturidade total.
- Pimentão vermelho
É a mais cara de todas porque permanece plantada até atingir a maturidade total. A pimenta vermelha contém quantidades muito elevadas de vitamina A e beta-caroteno. A vitamina C é duas vezes maior do que a pimenta verde. Além disso, caracteriza-se por um sabor mais doce do que os verdes e amarelos, novamente, graças à maturidade.
E aí, você tem suas próprias regras para escolher os legumes e vegetais perfeitos? Compartilhe nos comentários.
Fonte: Genial Guru












