Refrigerante, óleo, sal grosso e outros: o que você nunca deve usar para se bronzear.
Você tem costume de fazer experimentações caseiras com a própria pele, como substituir o bronzeador por óleo de cozinha, refrigerante ou até mesmo combustíveis? Pois é bom parar já, pois essas “modas”, que volta e meia retornam, passam por atualizações e são divulgadas nas redes sociais, causam graves prejuízos à saúde.
A seguir, veja uma lista do que passar longe:
Refrigerante de Cola
A prática de se utilizar refrigerante de cola na pele remonta aos anos 1960 e 1970. Supunha-se que a tonalidade da bebida, escura, puxada para o caramelo, poderia se firmar no corpo com uma prolongada exposição ao sol.
Mas, hoje sabe-se que esse refrigerante, devido a sua acidez característica, pode gerar na cútis inflamação, descamações e deixar marcas irreversíveis.
Óleos de cozinha, coco e azeite Imagem
Quer fritar a pele? Pois é isso o que acontece ao se besuntar de óleo e tomar sol. Seja qual for o tipo, o resultado são queimaduras graves, além de cicatrizes, manchas e até dermatite de contato. O óleo de coco também não é bem-vindo na pele já queimada, pois por ser gorduroso e espesso, retém o calor na superfície dela, mantendo-a quente, vermelha e piora o quadro.
Água oxigenada Imagem
A promessa de uma pele e pelos dourados com peróxido de hidrogênio (H2O2), como é chamado quimicamente esse produto descolorante, pode render, de novo, queimaduras e manchas dérmicas. Os danos, além de possíveis reações irritativas e ulcerações, variam de gravidade a depender da concentração e quantidade do produto e tempo de exposição ao sol.
Sal grosso Imagem
Outro mito popular é achar que a água salgada do mar bronzeia, por isso, estando longe dela, valeria misturar sal grosso com água, como de piscina, para acelerar o processo de bronzeado da pele. Só que não é a melhor solução. Pelo contrário, o sal grosso sobre a pele tem efeito abrasivo, desidrata e queima. Junto com cloro de piscina e sol intenso, o estrago é bem pior.
Manteiga
Pode ser muito boa para ser saboreada no pão, mas na pele pode causar malefícios, ainda mais sob o sol. A manteiga quando quente, assim como os óleos usados em outras receitas caseiras para bronzeado, causa queimaduras, que também não são aliviadas por ela. Aplicar manteiga em uma pele “tostada” impede a saída do calor local e facilita o risco de infecções. Frutas cítricas Imagem: iStock Boas somente para fazer suco, pois laranja e limão combinados ao sol facilitam uma condição chamada fitofotodermatose. Em outras palavras, uma lesão avermelhada, eventualmente com bolhas, que ocorre pela combinação entre uma fruta fotossensibil.

