O Iêmen vive graves problemas. Desde guerras até a fome
O Iêmen é um país localizado no Oriente Médio e possui algumas reservas de petróleo. Mas nem isso é capaz de salvar o país, que vive uma instabilidade política desde 2012, quando o antigo presidente foi expulso do país. Desde então a pequena nação vive em guerras, que causam fome e tristeza para grande parte de sua população.
E uma das afetadas por tudo isso é Saida Ahmed Baghili, uma jovem de 19 anos. A garota sofreu com a desnutrição em seu país, ela chegou a pesar incríveis 11 quilos. Isso é até difícil de imaginar, mas infelizmente é verdade. O semblante de Saida virou símbolo de tudo que o país está enfrentando.

Essa foto foi tirada no fim de 2016 e prova que a garota estava muito fragilizada. Mas quando quase tudo estava perdido, seus pais conseguiram a levar ao hospital Al-Thawra. Lá, ela iniciou um tratamento para combater a desnutrição severa.
E graças aos médicos, a jovem está se recuperando. Atualmente ela possui 36 kg e mora em uma cabana no distrito de Al-Tuhaita com sua família. Apesar da grande evolução, o pai de Saida comenta que ainda falta muito para ela ficar saudável, “O corpo de Saida melhorou porque ela está em recuperação, mas ainda tem problemas para engolir”, disse.


Quadro do Iêmen
A situação de Saida não é única no país. Dos 28 milhões de habitantes do Iêmen, um quarto sofre com a fome e a desnutrição. E o quadro que já era péssimo ficou pior ainda em junho deste ano, quando um surto de cólera atingiu a população e matou muitas pessoas.
A guerra civil do país começou em 2015 e já tirou 10 mil vidas. Isso fora outras tantas que morreram por causa da desnutrição e de doenças.
Fotos: Reprodução Internet
Fonte: R7












