Durante o período em que sua mãe teve câncer, a médica norte-americana Carolyn Anderson concentrou boa parte de seu tempo investigando a doença. E após incansáveis pesquisas, mesmo tendo em mente que qualquer um de nós estamos sujeitos a sofrer com grave doença, a doutora acredita que uma receita caseira pode contribuir fortemente com a prevenção.
Para a especialista, a cúrcuma (ou açafrão-da-terra) se apresenta como uma forte aliada para diminuir o risco da doença. De acordo com ela, os indianos, que são os principais consumidores da especiaria, tem taxas muito baixas de câncer. Em sua pesquisa alguns dados importantes foram descobertos ao comparar a indianos e americanos.
- Mulheres indianas têm cinco vezes menos câncer que as mulheres americanas;
- Indianos têm oito vezes menos câncer de pulmão que os americanos;
- Indianos têm nove vezes câncer de cólon que os americanos;
- A população da Índia sofre cinco vezes menos com o câncer de próstata em relação aos americanos.
E um fator bastante curioso é que indianos estão mais expostos a agentes cancerígenos do que os americanos. Para a médica, a cúrcuma, que conta com poderosa ação anti-inflamatória, contribui fortemente com os números. Estudos revelam que uma das substâncias da planta, a curcumina, inibe o desenvolvimento de vários tipos de câncer.
Uma experiência realizada com ratos em 2015 mostrou que a curcumina reduziu significativamente a disseminação de metástases, o que contribui para que a quimioterapia ofereça melhores resultados ao paciente.
A médica indica, inclusive, uma receita que pode potencializar ainda mais os efeitos da cúrcuma.

Ingredientes
- 1/4 de colher (chá) de cúrcuma em pó;
- 1/2 colher (chá) de azeite de oliva;
- Uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora.
Modo de preparo
- Sem que haja qualquer segredo, basta colocar os três ingredientes em um recipiente e misturá-los bem.
Como consumir
A regra principal é que você nunca superaqueça a mistura. Acrescente-a em pratos como sopas e saladas e sempre a adicione após o cozimento (não durante). Você também pode misturar com um pouco de água e beber. O ideal é que você faça o consumo diariamente.
Mas, lembre-se, apesar das propriedades benéficas dos ingredientes, não deixe de procurar um médico caso você note algum sintoma ou problema em seu organismo. A cúrcuma contribui com a prevenção, mas não zera o risco.












