Muitas pessoas consideram portadores de necessidades especiais como pesos mortos – mas quem convive com pessoas com qualquer tipo de deficiência ou síndrome sabe que isso não é nem um pouco verdade.
O estudante Rodolfo Pinheiro Bernardi, de 25 anos, é a prova disso. Ele tem síndrome de down e foi o primeiro com essa condição a ser aprovado na Universidade Federal do Espírito Santo – isso mesmo, ele passou no vestibular e estudará na universidade pública.
A irmã, Paola Pinheiro Bernardi Primo, diz que a notícia foi a realização de um sonho para ele e a família. “Um misto de surpresa e êxtase”, confessou, emocionada, afirmando que a família não conseguiu conter a emoção no momento da aprovação.

O rapaz estudará Gemologia no campus de Goiabeiras, e diz que espera aprender coisas novas e fazer amizades com o curso. Segundo a irmã, ele estudou para o vestibular assistindo a videoaulas na internet. “Ele sempre assistia a videoaulas para o Enem e fazia suas anotações.”
“Um orgulho para nós. Um garoto adorável, amoroso e muito determinado”, diz a irmã. Incrível como nenhum sonho é inalcançável e nenhuma condição é um inibidor, não? Esperamos que Rodolfo se dê muito bem em seu curso.
Fotos: Reprodução/Internet


