Natureza Incrível

6 raças de cachorro com maior tendência a desenvolver ansiedade de separação

By camilagomes

March 02, 2018

Já comentamos aqui a respeito da ansiedade de separação que alguns cães passam. Eles ficam tristes, quietos e mal comem assim que nós saímos de casa. Esse problema não acontece somente com raças específicas, porém, há algumas que possuem uma tendência maior em desenvolver essa ansiedade.

Saiba quais são essas raças:

 

1 – Pastor Alemão

Os cães dessa raça são muito protetores e fiéis. Por isso, são utilizados em diversas tarefas, como com a polícia, por exemplo. Cheios de energia, esses cães são facilmente adestrados, mas precisam de muita atenção e uma rotina que gaste essa energia toda. É exatamente esse “hiperativismo” que causa a ansiedade de separação quando não está com seu dono ou se divertindo com ele. É aconselhável realizar com o pastor alemão alguns treinamentos que podem guiar melhor o temperamento dele.

2 – Bichon Frisé

Cães dessa raça são extremamente carinhos e companheiros, por isso adoram também ser o centro das atenções. Isso explica o motivo de não gostarem de ficar muito tempo sozinhos. Um dos problemas mais relatados por tutores da raça é exatamente a ansiedade de separação.

3 – Poodle Toy

O pequeno cãozinho, considerado o menor dos cachorros da raça Poodle, foi criado exclusivamente para ser um cão de companhia. Por esse motivo, o cão dessa raça não gosta de ficar sozinho por muito tempo, afinal, ele necessita de interação humana regularmente.

4 – Labrador

Os cães dessa raça necessitam sempre de uma rotina que inclua brincar, se exercitar e gastar um pouco de sua energia sem fim. Se isso não ocorre com frequência, o Labrador fica entediado e, por consequência, ansioso. Com o tempo, essa ansiedade por evoluir e transformar-se em ansiedade de separação.

5 – Galgo Italiano

Os Galgos Italianos são considerados os menores dentre a raça dos Galgos. Eles adoram brincar e são totalmente apegados à família, além de serem grandes companheiros. Esses cães amam permanecer sempre ao lado de seu dono e não suportam ficar sozinhos. Por isso, possuem muita tendência em desenvolver a ansiedade de separação.

6 – Border Collie

Cães dessa raça, assim como o Labrador, necessitam de uma rotina, ainda mais que envolva exercícios físicos regularmente. O Border Collie foi criado para o pastoreio e, por esta causa, gosta e necessita trabalhar, além de ser muito inteligente e com bastante foco. Por isso, se ele não estiver ocupado o suficiente, pode ficar entediado e, assim, sofrer de ansiedade, que pode se transformar em ansiedade de separação.

Dentre todas essas raças, as seis possuem algo em comum: todos esses cães precisam não apenas de atenção, mas de algo que prenda sua atenção. Alguns necessitam estar mais perto do dono, outros, precisam gastar a energia que têm. Assim, é aconselhável que o sono sempre os leve para passear e se exercitar regularmente pode ajudar a evitar o problema.

Se você viaja bastante ou fica muito tempo no trabalho, uma dica é evitar adotar cães dessas raças ou adotar animais adultos, que possuem um temperamento já conhecido. Entretanto, se você já tem um cãozinho que sofre desse problema, procure um médico veterinário. Ele poderá lhe dar as melhores dicas e tratamentos para o seu melhor amigo.

 

Fonte: Portal do Dog