Ciência e saúde

Que tal uma dança ou uma caminhada ara reduzir o risco de diabetes?

By Drica Adamo

June 14, 2023

Dançar ou fazer caminhadas rápidas pode reduzir o risco de diabetes em três quartos, de acordo com um grande novo estudo.

O estudo

Aqueles que conseguiram mais de uma hora de exercício moderado a vigoroso por dia tiveram 74% menos chances de serem diagnosticados, em comparação com os sedentários.

A proteção se aplica até mesmo a pacientes geneticamente predispostos quando a doença ocorre na família. Na verdade, sua suscetibilidade caiu mais do que indivíduos com baixo risco genético que eram inativos.

Os participantes usaram acelerômetros no pulso no início e foram acompanhados por até sete anos.

É o primeiro estudo a mostrar que o risco genético de diabetes tipo 2, associado a estilos de vida pouco saudáveis, pode ser neutralizado pelo exercício.

Atividade física

A atividade física de intensidade moderada descreve movimentos que o deixam suado e levemente sem fôlego, como caminhada rápida ou paisagismo. Exemplos de atividade física de intensidade vigorosa incluem corrida, dança aeróbica, ciclismo em subida ou em ritmo acelerado e jardinagem pesada, como cavar – todas as atividades que o deixam sem fôlego ou com respiração pesada.

O pai do Prof. Ding, que está na casa dos sessenta anos, foi recentemente diagnosticado com diabetes, que se tornou uma das dez maiores causas de morte devido à crise da obesidade.

“Portanto, o resultado do estudo é extremamente animador para minha família e para mim”, disse ela . “Como uma pessoa já ativa, agora tenho uma motivação extra para manter esse estilo de vida ativo.

Os pesquisadores dizem que o estudo demonstra que níveis mais altos de atividade física devem ser promovidos como uma importante estratégia de prevenção.

Fonte