Ciência e saúde

Psoríase: uma doença além da pele.

By Drica Adamo

August 23, 2022

A psoríase é considerada uma doença inflamatória crônica, sem cura, potencialmente grave, estigmatizante e incapacitante. Sim, apesar de parecer uma doença superficial ela vai muito além da pele. 

A doença afeta tanto homens como mulheres e a maioria dos casos ocorre entre os 15-30 anos ou entre os 50-60 anos. Suas causas são de origem multifatorial, envolvendo fatores genéticos, imunológicos e ambientais.

Clinicamente, a psoríase manifesta-se por placas eritemato-descamativas envolvendo preferencialmente os cotovelos, os joelhos, a região lombo-sagrada e o couro cabeludo, associando-se frequentemente a prurido.

Cerca de 30% dos doentes desenvolvem uma forma de espondiloartropatia, denominada de artrite psoriática.

Uma doença psicológica!

À luz das evidências atuais, a psoríase além de estar associada a doenças como diabetes, obesidade, hipertensão arterial e doença cardiovascular, ela também está ligada a doenças psicológicas como a depressão e ansiedade.

O seu efeito negativo está no fato de que a pessoa sofre com o isolamento e discriminação social.

Quantas pessoas ao passar por um momento de stress muito intenso acaba desenvolvendo a doença? Por isso, bom e necessário que busquem apoio, espiritual, psicológico juntamente com a medicina para chegar a cura da doença.

Referência