Psicólogos descobrem que a ordem em que nascemos define nossa personalidade
Se você tem irmãos e irmãs, sabe que cada um tem jeito diferente de agir, não é verdade? Mas isso tem uma explicação: os psicólogos descobriram que, por meio da ordem de nascimento, cada filho tem uma personalidade diferente.
Desde 1987, o psicólogo Kevin Leman tem pesquisado os efeitos da ordem de nascimento, dando a origem ao livro Mais Velho, Do meio e o Caçula: a Ordem Do Nascimento Revela Quem Você É. O Dr. Lerman é um dos psicólogos que acredita que esta teoria é realmente eficaz.
Caso você seja o mais velho, do meio ou o caçula, isso pode dizer muito coisa, por causa da interação que o pessoa tem com os outros irmãos e como seus pais te tratam. Ou seja, pequenas atitudes podem explicar muito.

Para entender melhor, o filho de primeira viagem ganha pais mais inexperientes, ou seja, cada passo é como uma ‘tentativa’ para acertar ou errar com os outros filhos. Olhando para o lado bom, ele terá mais atenção dos pais, porém por outro lado, este será cobrado dos mesmos.
Já com a chega do segundo filho, as atitudes certamente mudariam. Agora já sabendo como lidar, devido ao primogênito, ele receberá menos atenção, porque os pais têm que dividir o tempo e a energia para os dois pequenos. Isso faz com que ele desenvolva um comportamento que possam agradar as outras pessoas, tentando querer a aprovação deles.

Dado estas informações, podemos relatar em detalhes as personalidades, por meio da ordem:
1. Primeiro filho: são os ‘líderes da matilha’, considerados os mais confiáveis, estruturados, precavidos e os mais focados. Em resumo, eles são os ‘mini-adulto’, pois como muitos dizem, eles sempre levam a bronca de tudo, menos os menores.
2. Filho do meio: ele é o menos compreendido na família, e por isso, faz de tudo para deixar sua marca ou personalidade em destaque, para todos. Além disso, mesmo sendo um pouquinho rebelde, eles têm um círculo de amigos amplo.
3. Caçula: é considerado como o que tem o ‘espírito livre’ em relação aos outros irmãos. E é também o mais sossegado, tranquilo e extrovertido. Ao mesmo tempo é manipulador, sempre querendo conseguir o que almeja para sua vida.
4. Filho único: é aquele que recebe toda atenção dos pais. Que sorte, né? Porém, às vezes sente falta de uma companhia, isto é, de um irmão ou irmã, na qual, possam compartilhar muitas coisas. Além disso, faz com que ele seja perfeccionista, maduro e consciente.

Será que todas essas características descrevem você, como o Dr. Lerman relata em pesquisa? Compartilhe esta matéria com sua família e veja se eles concordam!
Fotos: Reprodução

