Não são poucos os brasileiros que enfrentam a pressão alta – ou hipertensão arterial. E quando ela não é controlada da maneira adequada, a pressão pode causar perigosos danos aos vasos sanguíneos e sérios problemas no músculo cardíaco.
Certamente, o maior perigo por trás da hipertensão é o fato dela ser ‘silenciosa’. É comum que ela não apresente sintomas tão notáveis, o que a torna ainda mais arriscada, pois a ausência de um tratamento em seu estágio inicial pode resultar em graves consequências.
Então, melhor do que deixar acontecer, é prevenir. Certo? E ainda melhor é não precisar de medicamentos para tal. Uma técnica chinesa promete baixar a pressão arterial em poucos minutos. E além disso, é super fácil de ser realizada. Quer ver?
-
Foto: Reprodução
Pontos de pressão 1 e 2
Como mostrado na imagem acima, o ponto de pressão 1 vai desde a parte posterior do lóbulo da orelha até o centro da clavícula (o ponto número 2). Imagine que uma linha une ambos os pontos e, com a ponta dos dedos, faça este caminho pressionando suavemente. Repita o procedimento em torno de 10 vezes e nos dois lados do pescoço.
Ponto de pressão 3
Feita a massagem nos pontos de pressão 1 e 2, é hora de partir para o terceiro ponto, localizado a meio centímetro do lóbulo da orelha em direção ao nariz. Pressione suavemente a ponta dos dedos e massageie suavemente por mais ou menos um minuto. Faça isso em ambos os lados.
De acordo com especialistas médicos, a técnica pode ajudar a desfazer bloqueios de fluxo sanguíneo, o que regula a pressão. No entanto, a técnica sozinha pouco vale se não for complementada com hábitos saudáveis, como:
-
Foto: Tua Saúde / Reprodução
– Evitar consumo em excesso de sal: O sal é um dos principais causadores do aumento de pacientes com pressão alta. Pegue bastante leve com o tempero ou dê preferência a outras especiarias mais saudáveis.
– Consumir mais ômega 3: O consumo de alimentos com ômega 3 contribui fortemente para o equilíbrio dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Sem falar grego, ajudam a evitar a obstrução das artérias. Os alimentos mais recomendados são: salmão; atum; sardinha; bacalhau; mariscos; sementes de chia e de linhaça; e azeite de oliva.
– Evitar o cigarro: Não consumir cigarros só traz vantagens. Evitá-lo ajuda a prevenir dezenas de problemas e doenças. E em relação à pressão, seu consumo a faz aumentar de maneira perigosa devido aos seus compostos tóxicos e estimulantes.
– Fazer exercícios e controlar o peso: Chega de sedentarismo! 20 a 30 minutos de exercícios físicos por dia farão uma grande diferença em seu sistema cardiovascular, além de ajudarem a prevenir a hipertensão. E cuidado com o peso, pois sobrepeso e obesidade sobrecarregam as tarefas do coração, aumentando o risco de doenças.
-
Reprodução
Fique sempre atento à sua saúde! Abuse do clichê “prevenir é melhor do que remediar” e lembre-se que nenhum de nós está imune a qualquer problema. Não viva perigosamente achando que as doenças não vão te atingir e procure sempre se cuidar.


Foto: Reprodução
Foto: Tua
Reprodução









