Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Privacidade no lixo? Entenda como “câmeras escondidas” de aplicativo estão revoltando usuários. Fique atento!

O aplicativo de hospedagem Airbnb está sendo alvo de uma polêmica muito grande que envolve a privacidade dos usuários. O serviço online comunitário em que as pessoas podem colocar seus imóveis disponíveis para hospedagem e outras pessoas podem fazer reservas de acomodações, vem sendo muito criticado devido a câmeras encontradas em muitos imóveis.

A falta de privacidade está incomodando muitos usuários que encontraram câmeras disfarçadas ou escondidas em quartos e banheiros. A questão ganhou mais visibilidade após um tuíte do norte-americano Jason Scott. Na postagem ele conta a história de um colega que reservou um quarto pelo Airbnb e acabou encontrando uma câmera disfarçada de sensor de movimento.

O tuíte dizia…

“Da série ‘oh, isso agora acontece’, um colega meu achou estranho quando viu um único ‘sensor de movimento’ no quarto que tinha alugado pelo AirBNB e voilá, era uma câmera conectada à internet. (Ele saiu às três da manhã, o host foi suspenso e meu colega recebeu o dinheiro de volta).’

A postagem teve mais de 20.000 retuítes e fez com que muitas pessoas relatassem outros casos. Um usuário em Indiana, EUA, publicou que ao se hospedar em um imóvel desconfiou de um detector de fumaça no quarto principal. Quando foi verificar era realmente uma câmera disfarçada.

O aplicativo vem sendo alvo de críticas devido a falha na garantia de privacidade dos usuários.
Resposta da Airbnb sobre o caso

O porta-voz da Airbnb, Jeff Henry, se pronunciou e disse que casos desse tipo são extremamente raros. Ele comentou que em situações assim, geralmente a empresa expulsa o anfitrião e reembolsa o usuário. A política da empresa proíbe a instalação de câmeras em quartos e banheiros. Além disso, exige que todo imóvel que possuir os aparelhos instalados, o dono deve informar sobre a existência.

A Airbnb ainda recomenda que os usuários pesquisem bem sobre os anfitriões dos imóveis que pretendem se hospedar. Ler comentários e ver avaliações é primordial em aplicativos desse tipo.

Fonte: BuzzFeed

 

Rolar para o topo