Ciência e saúde

Primeiro transplante parcial de coração salva bebê de 5 meses.

By Drica Adamo

September 09, 2022

Owen Monroe tinha apenas alguns dias quando seus pais souberam que seu defeito cardíaco congênito era tão grave que não podia ser tratado com as cirurgias padrão. 

Mas, os médicos apresentaram uma alternativa. Um procedimento que só havia sido realizado com sucesso em porcos: Transplante de partes do coração.

Um coração saudável normalmente tem duas artérias saindo do coração: uma que vai para o corpo e fornece sangue oxigenado para o corpo (aorta) e outra que vai para os pulmões para obter oxigênio (artéria pulmonar). 

“Em vez de ter duas artérias que saem do coração, o bebê só tinha uma artéria principal e uma válvula que saíam do coração”. Além disso, a única artéria de Owen tinha uma válvula que estava vazando.

Bebês com truncus arteriosus devem passar por cirurgia – geralmente nos primeiros meses de vida – para reparar o coração e os vasos sanguíneos, de acordo com o CDC. Se não for tratada, a condição pode ser fatal, acrescentou Turek, um dos cirurgiões.

Não há tempo para um transplante de coração

A possibilidade de um resultado melhor com o tecido vivo de um transplante parcial de coração, parecia o próximo passo certo, acrescentou.

A decisão final coube aos pais de Owen Monroe. “Eu disse: ‘Bem, o que quer que você tenha que fazer para salvar nosso filho, por favor, faça”, disse Tayler Monroe.

Apesar de ainda terem que esperar, encontrar um doador parcial era muito mais fácil do que um doador de coração.

Em 22 de abril, os médicos disseram aos pais de Owen que haviam encontrado uma correspondência. Aos 17 dias de idade e pesando pouco mais de 5 quilos, Owen se tornou o primeiro receptor de transplante de coração parcial de todos os tempos. 

Hoje, Owen Monroe é um bebê saudável de 5 meses de idade que cumpre todos os principais marcos de desenvolvimento: ele está segurando a cabeça erguida, fazendo contato visual e brincando com seus brinquedos. 

O procedimento inovador está sendo aclamado como um divisor de águas no campo da cirurgia cardíaca pediátrica e oferece esperança para milhares de bebês com defeitos cardíacos congênitos.

Fonte