O Carnaval é aquela época do ano que divide a opinião do brasileiro. Enquanto muitos anseiam pela data, já planejando a participação em blocos, desfiles e festas pelo Brasil afora, outros não suportam a folia e preferem aproveitar o feriado longe de toda a agitação.
E da mesma forma que a população tem pensamentos diferentes a respeito da festividade, o mesmo pode ser dito em relação aos governantes. Muitas cidades fazem altos investimentos a favor do festejo do Carnaval, enquanto outras, como Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, têm prioridades bem diferentes.
Segundo informações de Paulo Farias, Secretário Municipal de Governo, o custo da comemoração ultrapassaria a casa dos R$ 2 milhões – valor que envolve o custo de atrações musicais, polos de animação, limpeza pública, dentre outros fatores. E considerando a verba alta que seria disponibilizada, o prefeito Lula Cabral anunciou o cancelamento das festividades.
-
O prefeito Lula Cabral, do PSB – Foto: Reprodução
Apesar da desaprovação de parte dos habitantes locais – em maioria o público jovem -, o dinheiro será utilizado para questões emergenciais e no mês de fevereiro, de acordo com Farias, o governo decidiu antecipar o pagamento dos servidores públicos, em uma folha que conta com seis mil funcionários municipais, pensionistas e aposentados.
“Estamos injetando R$ 20 milhões na economia com essa antecipação. Mesmo não realizando o Carnaval, os funcionários municipais vão poder aproveitar a folia de momo com dinheiro no bolso”, afirma Farias.
Em nota oficial, a prefeitura do município afirma que áreas como educação e saúde estão em estado de calamidade na cidade, e que portanto, seria insensato gastar tanto dinheiro em festividades.

Ainda de acordo com o secretário, a medida de contenção de gastos é fundamental para que a cidade possa equilibrar suas contas públicas e caso a prefeitura consiga balancear suas finanças e ter uma melhora em seu quadro financeiro, as festividades de Carnaval voltarão em pauta para 2018.
-
Imagem do Carnaval de 2015 em Cabo de Santo Agostinho – Foto: Prefeitura Municipal do Cabo de santo Agostinho
E você, o que acha da medida tomada?


O prefeito Lula Cabral, do PSB – Foto: Reprodução
Imagem do Carnaval de 2015 em Cabo de Santo Agostinho – Foto: Prefeitura Municipal do Cabo de santo Agostinho









