À medida que o micro-ondas que nós temos em casa envelhece (e não passa por algum tipo de manutenção), o aparelho pode oferecer um sério risco à nossa saúde. O motivo: conforme a vedação enfraquece com o tempo, ocorre um maior vazamento de radiação.
Como efeito disso, não apenas o alimento dentro do eletrodoméstico pode ser drasticamente afetado, como também o simples fato de se aproximar do micro-ondas em funcionamento já representa perigo. E os problemas não se resumem unicamente à questão da radiação, o que é importante deixar bem claro.
De acordo com um estudo realizado em 2003, na Espanha, legumes e frutas cozidos no aparelho podem perder até 97% das substâncias que contribuem no equilíbrio do corpo e que atuam contra doenças. No livro “Efeitos da radiação de micro-ondas na saúde”, a Dra. Lita Lee afirma que o cozimento pode fazer com que as substâncias do alimento se tornem tóxicas e cancerígenas.
-
Imagem: eCycle / Reprodução
Outros estudos realizados vão ainda mais além. Pesquisadores russos relatam que alimentos podem perder de 60% a 90% de seus nutrientes quando aquecidos no forno micro-ondas. E mais, pesquisas mais aprofundadas listam que o uso do aparelho elétrico está ligado às seguintes questões:
– Aumento de casos de câncer de estômago e intestino;- Distúrbios linfáticos que diminuem a imunidade contra determinados tipos de câncer;- Aceleração da desintegração estrutural dos alimentos;- Perda quase completa (e em alguns casos, completa) do valor nutritivo das carnes;- Diminuição da biodisponibilidade – capacidade do organismo de usar as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, os minerais essenciais dos alimentos.
-
Foto: Verdade Estampada / Reprodução
E como consequência de todos os efeitos causados pelo micro-ondas, perigosas doenças podem se manifestar. Dentre elas, estão:
– Catarata;- Enfraquecimento do sistema imunitário;- Enfraquecimento da resistência às infecções bacterianas;- Perda de hemoglobina (proteína de transporte de oxigênio);- Diminuição dos glóbulos brancos;- Danos celulares;- Fadiga;- Insônia;- Dano cerebral;- Obesidade;- Diversos tipos de câncer.
Fique atento em relação ao uso do micro-ondas. Apesar de toda a praticidade, nem sempre vale o risco.


Imagem: eCycle / Reprodução
Foto: Verdade Estampada / Reprodução