Descrevendo o acesso ao mar como um direito humano inalienável, as autoridades de turismo gregas estão reformando 287 praias em todo o país com rampas automáticas para cadeiras de rodas.
A operação automática significa que os usuários da cadeira de rodas podem operá-la sozinhos, sem a ajuda de um amigo ou funcionário, oferecendo uma liberdade flexível raramente encontrada em terrenos difíceis, como a areia da praia.
Até agora, equipes de trabalho já instalaram o sistema Seatrac em 147 praias, onde pessoas com deficiência podem nadar nas famosas águas azuis do país.
O escopo do projeto vai além das praias e viu a Acrópole de Atenas equipada com um elevador para cadeiras de rodas, e muitos outros lados receberam reformas para tornar os visitantes em cadeiras de rodas mais bem-vindos, incluindo banheiros, calçadas e passarelas, lanchonetes e outras comodidades.
“Pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade limitada podem se envolver em atividades como natação, que contribuem para sua saúde física e mental”, anunciou Vassilis Kikilias, ministro do turismo da Grécia, em entrevista coletiva.
“O Seatrac não fornece apenas acesso independente ao mar”, disse Ignatios Fotiou, que ajudou a desenvolver a tecnologia, ao Washington Post. “Dá dignidade e independência a pessoas com problemas de mobilidade que queiram praticar natação. Eles podem escolher para onde ir e convidar seus amigos para acompanhá-los, e não o contrário.”
O governo do país criou um site com todas as informações necessárias para planejar uma viagem com cadeira de rodas às praias da Grécia, incluindo um mapa de todas as praias próximas equipadas com o Seatracs.












