Desde que o jornalista Marcelo Rezende descobriu ser portador de um grave câncer que atingiu seu fígado e seu pâncreas (entenda a respeito da doença aqui), uma forte onda de comoção se estendeu pela web. São muitas as mensagens de carinho, de apoio e orações encaminhadas por fãs e amigos para animar o apresentador em sua luta contra este terrível mal.
No entanto, uma opção escolhida por Rezende para combater o câncer vem deixando muitas pessoas preocupadas com sua saúde. O jornalista foi até o fim com o primeiro ciclo de sua quimioterapia (o tratamento mais utilizado), mas após o período de descanso – devido aos efeitos colaterais que a etapa proporciona – ele não retornou para seguir com a segunda fase.
Segundo uma pessoa próxima, o apresentador, que há pouco tempo fez um retiro espiritual, escolheu um outro caminho para tentar se livrar da doença: uma dieta cetogênica.
-
Foto: Reprodução
Com certa frequência, Marcelo viaja até à região de Juiz de Fora, Minas Gerais, para prosseguir com o tratamento que optou. “Chamo de ‘Farmácia de Deus’, um local onde estou sendo acolhido, cuidado e, mais do que isso, caminhando no sentido da cura”, disse Rezende.
A dieta seguida pelo apresentador do Cidade Alerta, da Record, ganhou destaque no Brasil graças ao cardiologista, nutrólogo e autor de livros de ajuda Lair Ribeiro. A alimentação da dieta cetogênica é rica em proteínas e gorduras e atua com o corte de carboidratos, pois de acordo com o método aplicado, as células cancerígenas “morreriam de fome” por haver a redução do fornecimento de glicose – o que as alimenta – no organismo.
Está dieta funciona?
Primeiro de tudo, é importante ressaltar que este é um método que está em fase de testes iniciais. Apesar de já ter apresentado resultado positivo em animais, os efeitos nos humanos ainda não foram comprovados pela ciência.
De acordo com estudos realizados em universidades norte-americanas, a dieta realmente contribui para que as células tumorais tenham seu crescimento reduzido. O resultado em animais vivos foi satisfatório, segundo os pesquisadores.
Mas um outro detalhe a ser levado em consideração é que não só a dieta cetogênica (confira mais sobre ela aqui), como outros métodos que se baseiam em recursos naturais, devem ser encarados como um complemento a tratamento como a radioterapia ou a quimioterapia. O que Marcelo Rezende não vem fazendo.
-
Imagem: Treino Mestre / Reprodução
Esperamos que em breve o apresentador esteja livre deste mal.


Foto: Reprodução
Imagem: Treino Mestre / Reprodução









