Ciência e saúde

Por que algumas pessoas tem mais pintas que outras?

Publicado

em

Elas podem aparecer em qualquer área do corpo, são as pintas (ou nevos), que surgem quando as células produtoras do pigmento responsável pela cor da pele (melanina) se agrupam, formando pequenas ilhas. Essas células (melanócitos) se situam na junção das duas primeiras camadas da pele (derme com epiderme), como na mais profunda da epiderme, chamada basal.

Cada indivíduo costuma ter um número variável de pintas (de dezenas a centenas) e que podem variar de tamanho, textura e cor.

Pessoas de pele negra e asiática geralmente têm menos, por terem mais melanina dispersada pelo corpo.

Quando envolve genes e idade

Algumas pintas podem estar presentes desde o nascimento, mesmo que minúsculas e com o tempo aumentarem de tamanho, consideradas como marcas de nascença. Se formam na gestação, com o desenvolvimento do feto, e podem ter influência genética e hereditária, ou seja, os pais possuem essa característica e a passam-na pelo DNA para a geração seguinte.

As sardas, que são aquelas manchinhas de cor acastanhada clara ou escura, formadas por depósitos de melanina em concentração, também podem aparecer desde a infância, tanto por fatores genéticos como ambientais, isto é, por excesso de exposição à luz solar. Mas diferentes das pintas, elas costumam cobrir grandes

Anúncios

áreas do corpo, como rosto, costas, braços e ombros.

Já na terceira idade, as pintas, bem como as pintas vermelhas (axiomas rubis) aumentam de tamanho e quantidade, por causa do envelhecimento cutâneo, em parte causado pelos anos de exposição ao sol sem cuidados.

Fonte

Destaques

Sair da versão mobile