Dentre as várias histórias surpreendentes que você vai ler hoje, a de Lucy Lintott certamente vai ser uma das mais incríveis. Com certeza a vida desta mulher vai te fazer refletir sobre a sua.
Ela sofre com uma doença chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA), que afeta milhares de pessoas pelo mundo, inclusive o famoso físico Stephen Hawking.
Ela atualmente tem 22 anos e está perdendo aos poucos a fala. Mas ela se sente reconfortada por causa de um aplicativo chamado Voicebank, que é um banco de vozes que pretende guardar as palavras dela para criarem uma sintética.

A jovem participa de um projeto da Universidade de Edimburgo chamado Speak:Unique, que tem como objetivo a criação de vozes sintéticas no futuro.
Uma das especialistas do projeto conta que “O ideal é que gravemos a voz de uma pessoa antes que sua fala seja afetada. Pedimos que elas leiam mais ou menos 400 frases, o que toma aproximadamente uma hora, e as gravamos em uma sala silenciosa e com isolamento acústico para conseguir a melhor qualidade possível.”

O projeto pretende coletar as vozes dos voluntários e clonar, para que sejam usadas pela pessoa quando perder totalmente a voz.
Com isso, Lucy Lintott jamais “perderá” totalmente a sua voz, já que ela poderá sempre ouví-lá.
Incrível, não é mesmo?
Fotos: Reprodução Internet












