Condomínio de luxo construído sobre cemitério indígena, assusta população.

A Boa do Dia

População se assusta ao descobrir que condomínio foi construído em cima de um cemitério indígena

By Melissa Aoki

November 26, 2017

Das telinhas para a realidade, a construção de um condomínio de luxo em cima de um cemitério indígena está dando o que falar na Califórnia. Como no filme Postergeist, os moradores também comentam que não sabiam que suas casas estavam sobre centenas de corpos.

O empreendimento Rose Lane Lakspur está sendo construído sobre um acervo de mais de 4.500 anos composto por mais de 600 esqueletos de corpos, ferramentas e ossos de ursos. Um estudo feito por arqueólogos antes do início da construção analisou as condições do local.

Foram 18 meses de pesquisa em uma área que equivale a seis campos de futebol. Os pesquisadores firmaram um contrato sigiloso com a construtora para que nada fosse divulgado sobre o caso, entretanto em uma conferência de arqueologia muitas informações foram vazadas.

 

Apesar das informações vazadas e das lendas, as casas que custam 2 milhões de dólares ainda estão sendo procuradas. A discussão entre ativistas indígenas que acusam os arqueólogos pelo desrespeito com a cultura indígena fez com que o caso ganhasse mais repercussão. Os arqueólogos alegam que o estudo do material enterrado poderia contribuir muito para o material histórico da região.

Os indígenas apenas exigem mais respeito com a memória cultura de seus antecessores. “Como é que judeus e cristãos se sentiriam se quiséssemos desenterrar restos de esqueletos de seus cemitérios para estudá-los? Ninguém tem esse direito”, disse Greg Sarris diretor da federação ao “Chronicle”.

A discussão ainda irá muito longe. Enquanto isso muitos moradores se assustam ao descobrir a história. Outros mais corajosos não se deixam afetar. Ruim ou não, o empreendimento já é avaliado em 122 milhões de reais.

E você teria coragem de viver em cima de um cemitério? Isso é realmente para os corajosos! Será que realmente existe a maldição de Postergeist?

Fonte: Ordem secreta