Político polonês usa jogo de xadrez para justificar que as mulheres devem ganhar menos do que os homens: “Elas são menos inteligentes”
Em um momento no qual as mulheres cada vez mais assumem papeis de protagonismo na sociedade, muitos homens, infelizmente, ainda se utilizam do machismo como ferramenta para tentar desvalorizar os feitos femininos.
No parlamento europeu, durante um debate a respeito da diferença salarial entre homens e mulheres, o deputado polonês Janusz Korwin-Mikke foi responsável por um constrangedor discurso no qual ele usa o xadrez como justificativa para defender a opinião de que as mulheres merecem ganhar menos do que os homens.
“É justo que as mulheres ganhem menos, porque são mais fracas, menos inteligentes e menores que os homens”, disse Janusz em seu discurso. Além disso, ele comentou que o fato de não haver nenhuma mulher entre os 100 melhores jogadores de xadrez prova que elas possuem inteligência inferior.
Confira o discurso de Korwin-Mikke no vídeo abaixo, no qual ele é confrontado pela deputada espanhola Iratxe Garcia:
Essa não é a primeira vez que Janusz é protagonista de alguma polêmica, já tendo sofrido duas sanções anteriores por discursos racistas. Em um outro caso, a vítima de seu preconceito foram imigrantes que estavam no parlamento: “Lixo humano que não quer trabalhar”, afirmou o deputado, que chegou dizer que Hitler não tinha conhecimento a respeito do Holocausto.
As punições, no caso atual, podem variar de multas à suspensão.

