De acordo com pesquisadores marinhos, cada vez mais os microplásticos presente nos mares se tornam nocivos para animais de grande porte como baleias e tubarões. Nem mesmo os ‘gigantes das águas’ estão imunes aos perigos apresentados pela poluição por plástico ocorrida nos oceanos, o que motivou um apelo por mais pesquisas a respeito do quanto os dejetos prejudicam a vida desses bichos.
Segundo estimativas de especialistas, as baleias estão ingerindo diariamente centenas de fragmentos dos materiais que chegam aos mares. A contaminação pode ser determinante na redução de espécies ‘filtradoras’, que se alimentam de partículas em suspensão e acabam ingerindo os microplásticos. Embora eles tenham menos de 5 milímetros, os danos que causam à fauna e à flora marinha podem ser brutais.

A pesquisadora Elitza Germanov, da Universidade Murdoch, na Austrália, afirma que “a completa magnitude dos riscos de ingerir microplásticos ainda está para ser investigada”. Dentre os principais riscos destacam-se os danos que são causados ao sistema digestivo dos animais e a menor absorção de nutrientes essenciais.
Vale ressaltar também que quando são expostos a toxinas causadas pelo consumo do plástico, os bichos têm seus processos biológicos perigosamente afetados. A pesquisa explica que, uma vez que os animais ingerem os componentes químicos poluidores, seus hormônios são alterados. Isso causa problemas em seu crescimento, desenvolvimento, funções reprodutivas e metabolismo.

Fotos: BBC Brasil
Fonte: Terra












