O abandono de animais mesmo visto com maus olhos por grande parte da sociedade ainda é um ato muito frequente. A crueldade com que são tratados esses pobres animais chega a impressionar qualquer pessoa. E mesmo com inúmeras ações de ONGs e ativistas não é raro encontrar vários cachorrinhos e gatos abandonados pelas ruas.
Os registros indicam que, todos os anos, na Espanha, 150 mil animais de estimação são abandonados, entre cachorros e gatos. É realmente um dado alarmante. Apesar do grande esforço e trabalho dos voluntários das diferentes organizações de proteção animal muitos animais acabam sendo sacrificados. Os amantes de animais estão sempre tentando encontrar a melhor solução para este grande problema.
O número de animais abandonados na Espanha fez com que um homem iniciasse uma ação para reverter a situação. Julio Fernández-Argüelles Lobato lançou uma campanha para solicitar assinaturas para uma petição que beneficia os animais abandonados. Assim os estabelecimentos só iriam poder ter animais abandonados. A intenção é criar uma lei que controle os criadouros de filhotes, onde práticas desumanas são freqüentemente realizadas.

Uma lei que obriga as lojas de animais a vender apenas animais que foram abandonados foi aprovada na Califórnia, nos Estados Unidos. Este projeto de lei entrará em vigor no ano de 2019. O regulamento sanciona os estabelecimentos que não cumprem o estabelecido com uma multa que atinge 425 euros por cada animal que não tenha o status de resgatado.
Porque não comprar e sim adotar?
Não incentivar o comércio de animais é uma prática muito defendida pelos ativistas. Ao comprar um cachorro ou gato de estimação muitas vezes incentivamos os criadouros responsáveis pelos maus tratos. Enquanto isso milhares de cachorros a espera de um lar vagam pelas ruas.
O abandono de animais é uma situação que afeta toda a sociedade. É definitivamente a tarefa de todos assumir o compromisso a favor dos animais que são frequentemente tratados como uma mercadoria. Encorajar a adoção responsável de animais de estimação deve ser uma campanha constantemente ativa.
Fonte: Zoorprendente


