A maior árvore da Amazônia tem 88,5 metros de altura e 9,9 metros de circunferência. Ela foi localizada na divisa entre os estados do Amapá e Pará, durante a 5ª edição do projeto que mapeia as árvores gigantes da Amazônia.
A árvore já havia sido identificada em 2019, mas ainda não tinha sido possível chegar até ela.
Nesta nova expedição, os pesquisadores ficaram em campo, no município de Laranjal do lari, no Sul do Amapá, de 11 a 21 de setembro para chegar até a espécime.
“Houve um planejamento de 11 dias e contou com equipes da comunidade. Todas preparadas para navegar por três dias o Rio Jari e depois percorrer 40 quilômetros, considerando ida e volta pela floresta intocável até concluirmos o trabalho nas árvores gigantes”, disso Diego Armando, do Ifap.

“Finalmente conseguimos chegar até a maior árvore. Nós já tínhamos documentado. Fizemos uma primeira expedição para chegar até a árvore, mas ficou faltando 3 quilômetros. E, dessa vez, a gente fez todo o planejamento, refizemos a expedição e conseguimos chegar, de fato, até ela [árvore] e validar a informação”, disse.
Foi com a descoberta dessa árvore que os pesquisadores deram início a uma saga para descobrir outras “gigantes” na região Sul do estado, a partir de um projeto do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Diego Armando Silva, professor, pesquisador do Ifap e coordenador local do projeto, enfatiza que a espera de 3 anos até chegar a maior árvore da Amazônia consolida o trabalho cansativo, mas satisfatório.












