Certamente um dos objetos que mais usamos é o fone de ouvido, não é mesmo? Mas será que você ja ouviu falar que ele pode trazer doenças e até mesmo a perda da audição? E tudo isso pode causa de fungos e bactérias.
Pesquisadores de Campinas, em São Paulo, concluíram que aproximadamente 10 mil fungos e bactérias podem estar presentes no fone e elas causam coceiras, micoses e até infecções mais graves.
Na pesquisa, realizada com 30 fones comuns e 10 headfones, os especialistas em biomedicina concluíram que 87% dos objetos estavam contaminados com bactérias que poderiam ser prejudicial para a nossa saúde. Quando perguntado, os entrevistados admitiram que não costumavam limpar os fones da maneira adequada.

Estes “invasores” que ficam em nossos fones podem ser perigosos, como alerta uma das pesquisadoras: “Se os micro-organismos invadirem a região mais interna do ouvido, podem atingir os nervos auditivos, e isso pode afetar o sistema nervoso central e pode ocasionar, em alguns casos, a meningite. Tem que tomar cuidado, principalmente as crianças, que o sistema imunológico ainda está em formação, e idosos também. As pessoas que já tenham uma predisposição”.
Para se proteger de tudo isso, ela afirma que não devemos emprestar o objeto, pois pode ser perigoso tanto para você, quanto para quem emprestou: “Se é individual, é seu. Evite emprestar. Porque a sua flora é diferente da flora da outra pessoa. É o que a gente chama de contaminação cruzada. A predisposição de uma pessoa é diferente da outra”, disse.

Ela conta que o headfone é um pouco mais seguro, pois ele não entra em contato com a cera, mas mesmo assim, é perigoso e não deve ser emprestado.
Além disso, você deve limpar semanalmente seu fone com álcool isopropílico, produto não prejudicial ao produto.

Você tinha alguma ideia de que seu fone poderia ser uma verdadeira casa para tantas bactérias? É um verdadeiro alerta que deve ser levado a sério.
Fotos: Reprodução Internet/ Divulgação G1












